22/08/2023



Deputado pedala 1.500 km levando a bandeira da deficiência

O deputado estadual Subtenente Everton criou o projeto Pedala Paraná. Assim, no percurso ele visita 18 municípios e já passou por Guarapuava

WhatsApp Image 2020-11-27 at 15.32.49

Deputado pedala 1.500 km levando a bandeira da deficiência (Foto: Divulgação)

O mês de novembro está sendo diferente para o coordenador da Frente Parlamentar do Paradesporto, deputado estadual Subtenente Everton. Isso porque, ele criou e está executando o projeto Pedala Paraná. Ou seja, Everton vai percorrer mais de 1.500 km de bicicleta.

De acordo com o parlamentar, a intenção é fomentar o ciclismo e o paraciclismo como ferramentas de inclusão social, iniciação esportiva e lazer. Conforme Everton, o alvo crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Desse modo, em prol da ação, o deputado começou a quarta (25) pedalado 104 km de Irati até Guarapuava.

Nos 1.500 km de bicicleta, Everton vai visitar instituições voltadas à pessoas com deficiência em 18 cidades do Paraná. Sendo assim, o objetivo é terminar o percurso em aproximadamente 15 dias. A saída de Curitiba, cidade onde o parlamentar mora, ocorreu na segunda (23).

O ciclismo é uma atividade física que traz diversos benefícios para a saúde, e a bicicleta é um meio de transporte sustentável e importante para a preservação ambiental, também. Durante o percurso do Projeto Pedala Paraná, estarei levando para nosso Estado a bandeira das pessoas com deficiência e doenças raras em diversas instituições que irei visitar para fortalecer o incentivo, a inclusão e a prática do paradesporto.

(Imagem: Divulgação)

O ROTEIRO

Portanto, durante o percurso o deputado seguiu de Curitiba a Palmeira, onde visitou a Apae e a Associação de Equoterapia Estrela Guia. Posteriormente, passou por Irati, onde também visitou a Apae. Em seguida, veio a Guarapuava e conheceu a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) e a Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava.

(Foto: Divulgação)

Após, o deputado passou por Nova Laranjeiras onde conversou com a direção da Apae. Já em Cascavel, o parlamentar vai estar presente na Associação dos Paratletas de Cascavel, Associação Cascavelense de Amigos de Surdos e na Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel.

Em Foz do Iguaçu, o deputado visita a Associação Cristã de Deficientes Físicos de Foz do Iguaçu e o Centro de Reabilitação Física de Foz do Iguaçu. Na cidade de Ubiratã, ele conhecerá a Associação dos Deficientes Físicos de Ubiratã. Além disso, no norte do Paraná, visita em Maringá a União Metropolitana Paradesportiva.

Em Londrina, a Associação dos Deficientes Físicos de Londrina e o Instituto Pernas Preciosas. Seguindo para Arapongas visita a Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência. E na cidade de Apucarana conhece as instalações da Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) e a Apae de Califórnia.

Na região dos Campos Gerais, já retornando para o ponto de partida, o Deputado vai conhecer a Apae de Ortigueira e em Ponta Grossa. No trajeto também está incluído visitas às associações das cidades de Campo Mourão e Mauá da Serra.

(Foto: Divulgação)

De acordo com o deputado, a escolha das instituições se deu por conta das atividades paradesportivas oferecidas nestas entidades.

Então, nosso principal critério de escolha das instituições que vamos visitar está relacionado com a promoção do paradesporto feita por diversos atletas com deficiência no Estado. Além de levar o nome da associação em que frequentam à níveis municipal, regional, nacional e internacionalmente, nossos atletas precisam de mais apoio e investimentos e por essa razão é que vou conversar com a direção das instituições selecionadas para ouvir demandas e ajudar apoiando diversos projetos afim de fomentar o paradesporto no Paraná.

O subtenente se preparou durante sete meses para enfrentar o desafio, que para ele é um sonho. Everton é coordenador da Frente Parlamentar do Paradesporto na Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo