22/08/2023


Dia da Consciência Negra: a história que envolve 20 de novembro

Desde 2011, a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola, passou a ser celebrada como o Dia da Consciência Negra

consciencia_negra_materia_p01-copia-2

Consciência negra (Foto: Reprodução/Pixabay)

Consciência negra é uma data estabelecida para preservar a memória de luta por ideais, ainda que banhadas por sangue e sedimentada por mortes. Após comandar por 15 anos o Quilombo dos Palmares, Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, num território que hoje pertence a Alagoas.

Ele liderava o maior reduto de resistência à escravidão do período colonial, que chegou a ter o tamanho de Portugal e contar com 30 mil escravizados fugitivos de fazendas, senzalas e prisões.

Ao ser morto, Zumbi dos Palmares teve a cabeça cortada, salgada e exposta em praça pública. As autoridades portuguesas queriam desmentir a lenda de que ele era imortal. Naquele ano, Pedro II de Portugal premiou com 50 mil réis o capitão responsável pelo assassinato.

Desde 2011, a data da morte do líder quilombola passou a ser celebrada como o Dia da Consciência Negra. Por fim, a data cravada no calendário nacional neste dia específico após a luta de muita gente, de ativistas a intelectuais, que queriam fazer o Brasil refletir sobre como trata a população negra e buscavam estabelecer os próprios marcos temporais e referências.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo