Quando o assunto é cartão de crédito, existem aqueles que amam de paixão e aqueles que não querem ver nem pintado de ouro. Lidar com ele não precisa ser assim, cheio de extremos. É possível viver com equilíbrio, basta você saber como controlar os gastos no cartão de crédito. Assim, você não vai viver um pesadelo.
Assim, a REDE+ separou algumas dicas para que você economize nos gatos no cartão de crédito. Essa forma de pagamento pode ser uma grande aliada no dia a dia.
Faça um planejamento financeiro
Quando assunto é lidar com dinheiro, a primeira dica sempre é se planejar.
- Organize os gastos;
- Sabia o que é fixo e exclusivo do cartão de crédito;
- Administre os gastos que aparecem no cotidiano.
- Tudo isso é essencial para não sobrecarregar a fatura do cartão. Assim você não precisa fazer aqueles pedidos emergenciais para aumentar o limite e acabar pagando mais do que você pode.
Reduza o limite do cartão
Com o cartão de crédito é difícil sentir que está perdendo dinheiro, pois você não vê o valor saindo de imediato da conta. Mas você consegue ver o limite diminuindo e o aumento na fatura.
Então, para não gastar mais do que o salário, o ideal é diminuir o limite para um valor que não comprometa toda a renda e você consiga sempre fazer o pagamento integral da fatura. É interessante que o limite do cartão, não ultrapasse 30% do salário.
Pague o valor total da fatura
Essa é a verdadeira dica amiga! Não pagar o valor total da fatura é uma furada. Quando você deixa de pagar o valor integral, entra no rotativo do cartão de crédito que tem os juros mais altos, podendo chegar a 14% ao mês. Quando você chega neste momento, é quando as coisas saíram do controle.
Procure cartões sem anuidade
A anuidade é uma taxa cobrada pelo banco, ou instituição financeira, pelo uso do cartão. Muitas empresas fazem essa cobrança mesmo sem você usar o cartão e descontam o valor direto na fatura. Isso é um dinheiro mal gasto.
Hoje temos alternativas para nos livrar da anuidade como, cartões de crédito sem a taxa, ou aqueles que apenas cobram dependendo do valor gasto no mês.
Controle o número de cartões
Nos impor limites é bom, e quando o assunto é cartão de crédito, essa tarefa é necessária. Tenha no máximo dois cartões de bandeiras diferentes.
Leia outras notícias no Portal RSN.