22/08/2023



Doutoranda da Unicentro conta como tem sido estudar fora do país

Para Bruna, além do fator profissional, a oportunidade de desenvolver parte da pesquisa no exterior agrega também em experiência pessoal

27751727_10215110785784618_4379809989205013236_n

Bruna Elisa Trentin apresenta pesquisa (Imagem: Reprodução/Unicentro)

O processo de incentivo à mobilidade e a internacionalização é tema recorrente dentro dos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação da Unicentro. Um exemplo desse processo de formação dos estudantes é o da doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Bruna Elisa Trentin. Assim, ela desenvolve pesquisas na área de manejo florestal e, atualmente, está na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolvendo parte da pesquisa no modelo doutorado-sanduíche, em que uma parte dos estudos é feita na Unicentro e outra em universidade estrangeira.

A minha pesquisa é sobre Restauração Florestal na Mata Atlântica. Atualmente, eu estou estudando espécies nativas para uso em áreas de restauração. Então, a minha intenção com a minha pesquisa é avaliar a performance de 70 espécies nativas da Mata Atlântica para poder indicar quais espécies são melhores para os projetos de restauração. No entanto, dependendo, é claro, dos objetivos de cada projeto.

Como parte das atividades do doutorado-sanduíche, Bruna apresentou os processos da pesquisa na instituição americana. Para o orientador da doutoranda, professor Luciano Farinha, a participação dela no evento expõe a relevância da divulgação científica e a importância de oportunizar que alunos da pós-graduação possam participar de programas de intercâmbio. “Desse modo, é todo um processo de internacionalização que é importante para a nossa instituição, para o Programa de Ciências Florestais e, principalmente, para ela. Tira-se como o principal que venha a estimular mais alunos a concorrerem e querer ir fazer esse intercâmbio, a importância de buscar novos conceitos, buscar novas metodologias, contatos com outras pessoas, outros pesquisadores e o próprio idioma”.

Por fim, para Bruna, além do fator profissional, a oportunidade de desenvolver parte da pesquisa no exterior agrega também em experiência pessoal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo