O Eco Park Foz, espaço dedicado a promover a relação entre seres humanos e animais em Foz do Iguaçu, apresenta uma novidade. No|dia 16 de fevereiro, às 10h e 15h30, estreia uma nova demonstração de treinamento de cavalos. Intitulada ‘Espírito Livre’, a atração oferece aos visitantes a oportunidade de testemunhar um treino de forma totalmente livre. Ou seja: sem a utilização de sela ou freio.
O cavalo e a treinadora se comunicam de maneira natural e respeitosa, refletindo a confiança, a conexão e a parceria entre ambos.
De acordo com Jheini Lamin, a treinadora responsável pela demonstração, este formato exclusivo permite que o público observe de perto como, apesar da imponência, o cavalo pode estabelecer uma interação suave e inteligente, demonstrando comportamento e sensibilidade.
Neste novo treinamento, o cavalo tem a liberdade de expressar seu comportamento natural e seu nível de conexão e confiança com a treinadora.
Leandro Mautone, sócio-fundador do Eco Park Foz, ressaltou que o parque está sempre em busca de novidades para enriquecer a experiência dos visitantes. “Embora a falcoaria seja uma tradição do Eco Park Foz, nossa proposta é inovadora. Estamos constantemente pensando em formas de expandir e melhorar o que oferecemos”.
DE OLHO NO BEM-ESTAR DO ANIMAL
O novo formato da demonstração substitui o antigo ‘Crioulo: o Cavalo de Ouro’, com um foco ainda maior no bem-estar dos animais.
Queremos que os cavalos vivam de maneira mais natural possível. A demonstração é uma extensão do nosso compromisso em proporcionar um ambiente que respeite e estimule seu comportamento natural.
A rotina dos cavalos, conforme explica Jheini, é cuidadosamente planejada para garantir o bem-estar do animal. Eles passam o dia soltos em piquetes, com acesso irrestrito a feno, água e sombra. Dessa forma, interagindo livremente entre si, como o habitat natural. Ao final do dia, a acomodação ocorre em baias espaçosas para uma noite tranquila. A saúde dos cavalos também é uma prioridade, com acompanhamento veterinário diário e cuidados especiais. Como, por exemplo, a limpeza das crinas, caudas e cascos, além de banhos refrescantes em dias quentes.
UMA VIDA DE DEDICAÇÃO E PAIXÃO

Jheini e a paixao pelos cavalos (Foto: divulgação/Eco Park)
Jheini Lamin tem uma história de amor com os cavalos que remonta à infância dela em Balneário Camboriú (SC). Mesmo tendo se formado em Direito e trabalhado por dois anos no Fórum, a paixão pelos equinos a levou a mudar de carreira. Há oito anos, dedica-se inteiramente ao treinamento de cavalos. Ela busca sempre respeitar os instintos e promover um ambiente onde possam expressar as características naturais.
ATRAÇÕES DIVERSIFICADAS
Ao visitar o Eco Park Foz, os visitantes podem aproveitar diversas atividades. Durante a experiência, o visitante pode alimentar coelhos gigantes, mini porcos, vacas, bezerros e porquinhos-da-índia. Além disso, é possível explorar o viveiro de aves resgatadas. Assim como, participar do ‘Momento Coruja’e assistir ao treinamento de aves de rapina e cavalos. A mais recente atração do parque, a ‘Floresta dos Primatas,’ é o primeiro recinto de imersão com macacos no Brasil. O parque também oferece atividades de lazer como piqueniques, passeios de pedalinho no lago e momentos de descontração no parquinho.
SERVIÇO
O Eco Park Foz funciona das 9h às 17h e está localizado na Rua Cruz Alta, nº 111, próximo ao Complexo Dreams Park Show, na Rodovia das Cataratas, perto das Cataratas do Iguaçu e da Argentina. Moradores de Foz do Iguaçu pagam R$ 25 para a entrada, enquanto os residentes da região lindeira ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu têm direito a tarifas reduzidas. Ingressos podem ser adquiridos no site oficial www.dreamsecopark.com.br ou na bilheteira do parque.
Leia outras notícias no Portal RSN.