22/08/2023

Eco Park Foz inova com a conexão entre homem e cavalo

A atração oferece aos visitantes a oportunidade de testemunhar um treino de forma totalmente livre, sem a utilização de sela ou freio

Jheine e o treinameto livre (Foto: divulgação/Eco Park)

O Eco Park Foz, espaço dedicado a promover a relação entre seres humanos e animais em Foz do Iguaçu, apresenta uma novidade. No|dia 16 de fevereiro, às 10h e 15h30, estreia uma nova demonstração de treinamento de cavalos. Intitulada ‘Espírito Livre’, a atração oferece aos visitantes a oportunidade de testemunhar um treino de forma totalmente livre. Ou seja: sem a utilização de sela ou freio.

O cavalo e a treinadora se comunicam de maneira natural e respeitosa, refletindo a confiança, a conexão e a parceria entre ambos.

De acordo com Jheini Lamin, a treinadora responsável pela demonstração, este formato exclusivo permite que o público observe de perto como, apesar da imponência, o cavalo pode estabelecer uma interação suave e inteligente, demonstrando comportamento e sensibilidade.

Neste novo treinamento, o cavalo tem a liberdade de expressar seu comportamento natural e seu nível de conexão e confiança com a treinadora.

Leandro Mautone, sócio-fundador do Eco Park Foz, ressaltou que o parque está sempre em busca de novidades para enriquecer a experiência dos visitantes. “Embora a falcoaria seja uma tradição do Eco Park Foz, nossa proposta é inovadora. Estamos constantemente pensando em formas de expandir e melhorar o que oferecemos”.

DE OLHO NO BEM-ESTAR DO ANIMAL

O novo formato da demonstração substitui o antigo ‘Crioulo: o Cavalo de Ouro’, com um foco ainda maior no bem-estar dos animais.

Queremos que os cavalos vivam de maneira mais natural possível. A demonstração é uma extensão do nosso compromisso em proporcionar um ambiente que respeite e estimule seu comportamento natural.

A rotina dos cavalos, conforme explica Jheini, é cuidadosamente planejada para garantir o bem-estar do animal. Eles passam o dia soltos em piquetes, com acesso irrestrito a feno, água e sombra. Dessa forma, interagindo livremente entre si, como o habitat natural. Ao final do dia, a acomodação ocorre em baias espaçosas para uma noite tranquila. A saúde dos cavalos também é uma prioridade, com acompanhamento veterinário diário e cuidados especiais. Como, por exemplo, a limpeza das crinas, caudas e cascos, além de banhos refrescantes em dias quentes.

UMA VIDA DE DEDICAÇÃO E PAIXÃO

Jheini e a paixao pelos cavalos (Foto: divulgação/Eco Park)

Jheini Lamin tem uma história de amor com os cavalos que remonta à infância dela  em Balneário Camboriú (SC). Mesmo tendo se formado em Direito e trabalhado por dois anos no Fórum, a paixão pelos equinos a levou a mudar de carreira. Há oito anos, dedica-se inteiramente ao treinamento de cavalos. Ela busca sempre respeitar os instintos e promover um ambiente onde possam expressar as características naturais.

ATRAÇÕES DIVERSIFICADAS

Ao visitar o Eco Park Foz, os visitantes podem aproveitar diversas atividades. Durante a experiência, o visitante pode alimentar coelhos gigantes, mini porcos, vacas, bezerros e porquinhos-da-índia. Além disso, é possível explorar o viveiro de aves resgatadas. Assim como, participar do ‘Momento Coruja’e assistir ao treinamento de aves de rapina e cavalos. A mais recente atração do parque, a ‘Floresta dos Primatas,’ é o primeiro recinto de imersão com macacos no Brasil. O parque também oferece atividades de lazer como piqueniques, passeios de pedalinho no lago e momentos de descontração no parquinho.

SERVIÇO

O Eco Park Foz funciona das 9h às 17h e está localizado na Rua Cruz Alta, nº 111, próximo ao Complexo Dreams Park Show, na Rodovia das Cataratas, perto das Cataratas do Iguaçu e da Argentina. Moradores de Foz do Iguaçu pagam R$ 25 para a entrada, enquanto os residentes da região lindeira ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu têm direito a tarifas reduzidas. Ingressos podem ser adquiridos no site oficial www.dreamsecopark.com.br ou na bilheteira do parque.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.