Os gatos estão entre os animais de estimação mais populares do mundo. Independentes, ágeis e inteligentes, possuem uma personalidade individualista única, mas mesmo assim, não deixam de ser muito carinhosos. Característica que fica evidente quando eles ronronam.
Além disso, essa vibração que eles emitem faz bem para a saúde humana. Alguns cientistas acreditam que o barulho de 20 a 140 hertz pode auxiliar o organismo, inclusive potencializando a recuperação de tecidos e ossos. A Rede+ preparou uma lista com algumas curiosidades sobre os felinos. Confira:
DORMEM MUITO
O gato passa a maior parte da vida dormindo. Eles podem chegar a dormir 16 horas por dia, podendo ficar um terço da vida dormindo. Isso não se aplica a todos os felinos, já que o tempo médio gira entre 12 e 16 horas.
SÃO MUITO FLEXÍVEIS
Essa curiosidade é óbvia, mas o motivo não. Gatos são extremamente flexíveis porque não possuem clavícula. Ao invés disso, o organismo do gato gera uma pequena cartilagem que liga os músculos. Por isso que eles conseguem entrar em praticamente qualquer espaço que permita a entrada da cabeça.
Se deve a esse fato também um dos motivos para os gatos sempre cairem em pé. O corpo deles é extremante flexível e ágil, além de possibilitar que consigam dar passos mais largos.
AUDIÇÃO INCRÍVEL
Enquanto humanos, possuem seis músculos para a audição, os gatos possuem 32. Isso faz da orelha deles uma máquina perfeita, pronta para captar qualquer ruído. A orelha do gato consegue perceber exatamente a origem do barulho.
VISÃO DE 200°
O ângulo de visão de um gato é ligeiramente maior comparada a de um humando. Enquanto pessoas observam 180°, os felinos podem captar imagens até 200º. Porém a visão deles não é tão espetacular. Estudos demonstram que os bichanos enxergam menos cores e com menor nitidez que os humanos.
LÍNGUA COM ‘ESPINHOS’
Já percebeu que a lingua dos felinos é aspera? Essa estrutura parecida com pequenos espinhos se chama ‘papillae’. Ela auxilia na remoção de pelos e impurezas, nos clássicos banho de gato.
NÃO SE MOVEM PARA O LADO
Nas ‘perninhas’ da frante os gatos possuem os cotovelos, que permitem que eles se movam para frente e para trás, mas nunca para os lados. Já nas patas de trás, eles têm os joelhos. As patas dos bichanos possuem o desenho perfeito para saltos mirabolantes e rápidas corridas.
Gatos são animais antigos e misteriosos. Compõem os mitos do imaginário popular e carregam uma extensa história que acompanha o desenvolvimento da humanidade. Além dessas curiosidades apresentadas, existem infinitas.