Escritor guarapuavano lança romance em Ponta Grossa

O Sumiço do Hanomag é de autoria do jornalista guarapuavano Klaus Pettinger

(Foto: Divulgação)

O Sumiço do Hanomag, de autoria do jornalista guarapuavano Klaus Pettinger, em parceria com a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, tem relação direta com os principais objetivos da Semana de Língua Alemã onde será seu lançamento neste sábado (13). Ainda que seja escrita em português, a obra retrata a história de um povo de origem germânica. Mesmo que os personagens sejam brasileiros, os nomes Philipp, Kathi e Knacker delatam a ascendência tudesca.

Em palestra, o jornalista formado pela UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) expõe ao público a realidade acerca da preservação do idioma alemão no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, além de trazer curiosidades sobre sua obra.

A apresentação, em português e alemão, seguida pelo lançamento de O Sumiço do Hanomag, tem início às 17h do próximo dia 13 de abril. Toda a programação da Semana de Língua Alemã será realizada no Centro de Línguas Germânia, na rua Anita Garibaldi, 741, Vila Órfãs.

Aberto ao público, o evento não se restringe aos praticantes da língua de Goethe, garante o diretor do Centro e vice-presidente da Associação, Newton Schner Jr. “As atividades são abertas a todas as pessoas que se interessam pelo idioma, falantes ou não, para que possamos celebrar a cultura alemã em Ponta Grossa”.

ROMANCE ÉTNICO

O Sumiço do Hanomag é um romance de aventura étnica, que se passa no distrito guarapuavano de Entre Rios. O misterioso desaparecimento do trator, uma relíquia histórica exposta há décadas na praça da colônia Samambaia, leva um casal de adolescentes a desvendar toda a história dos Suábios do Danúbio, povo de origem germânica que se estabeleceu, a partir de 1951, no Terceiro Planalto paranaense.

A única pista é um mapa repleto de simbolismos históricos, geográficos e culturais. Os astutos estudantes enfrentam diversos perigos para salvar um dos principais símbolos de trabalho e desenvolvimento dos suábios de Entre Rios, ao mesmo tempo em que descobrem detalhes incríveis sobre o passado dos seus antepassados.

(Foto: Divulgação)

ESCRITOR E JORNALISTA

“Será um momento muito especial retornar à cidade, que me acolheu tão bem durante meus quatro anos de graduação na UEPG, para lançar meu primeiro romance”, resume o jornalista Klaus Pettinger, 34. De mãe suábia e pai alemão, o escritor encampou a missão da preservação cultural dos seus antepassados, incluindo a história e cultura suábias, bem como o idioma alemão. “O Sumiço do Hanomag cumpre exatamente essa função sociocultural”, finaliza Pettinger.

Relacionadas

MÚSICA

Bruna Thimoteo lança o single 'A benção da travessia'

IMAGEM

Matysiak concorre ao 'Oscar da Fotografia' com foto polêmica

DANÇA

Bailarinos de Guarapuava participam de festival on-line

Comentários