22/08/2023

Esqueça um livro por aí!

Se você ainda não contribuiu com essa tentativa de aumentar o índice de leitura, ainda está em tempo

livros

Foto: Divulgação

Você está pronto para “esquecer” um livro em qualquer ponto da cidade? Pois esta sexta feira (25), em Guarapuava, o dia está sendo dedicado ao incentivo à leitura. Se você ainda não contribuiu com essa tentativa de aumentar o índice de leitura, ainda está em tempo.

Praças, parques, terminal do transporte coletivo, livrarias, cafés, unidades de ensino. Todo local pode ser ideal para você participar da campanha. A iniciativa é do Projeto Vem Ler da Casa da Cultura que também disponibiliza marca-páginas gratuitos.

O objetivo da iniciativa é apresentar à população a ideia de que um livro poderá ser lido diversas vezes por diferentes pessoas. A campanha é inspirada no movimento cultural dos Estados Unidos, BookCrossing. A ideia nasceu em 2001 quando Ron Hornbaker e sua esposa viram uma reportagem sobre máquinas fotográficas descartáveis, que eram deixadas em certos locais para que outros encontrassem e pudessem fazer uso da mesma. Eles gostaram da proposta e começaram a pensar que outros objetos poderiam ser usados com a mesma finalidade. Olhando a estante de livros surgiu a ideia, batizada por eles de BookCrossing. Alguns anos depois o movimento chegou ao Brasil, coordenado  pelo jornalista Felipe Brandão, em São Paulo. Como a ideia é bacana e simples de ser executada, vem se espalhando pelos quatro cantos do país.

Em Guarapuava, mensalmente as pessoas são convidadas a esquecer livros para outras encontrarem. “É uma corrente literária, pois quem encontra um livro com a identificação da campanha, com certeza vai ajudar a espalhar essa boa ação”, diz Rosevera  Bernardim, diretora do Departamento de Cultura.

Segundo dados estatísticos, o brasileiro lê em média seis minutos por dia. Metade dos brasileiros não leu nenhum livro nos últimos três meses. 75% dos brasileiros nunca pisaram numa biblioteca.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.