Esqueça um livro por aí!

Se você ainda não contribuiu com essa tentativa de aumentar o índice de leitura, ainda está em tempo

Foto: Divulgação

Você está pronto para “esquecer” um livro em qualquer ponto da cidade? Pois esta sexta feira (25), em Guarapuava, o dia está sendo dedicado ao incentivo à leitura. Se você ainda não contribuiu com essa tentativa de aumentar o índice de leitura, ainda está em tempo.

Praças, parques, terminal do transporte coletivo, livrarias, cafés, unidades de ensino. Todo local pode ser ideal para você participar da campanha. A iniciativa é do Projeto Vem Ler da Casa da Cultura que também disponibiliza marca-páginas gratuitos.

O objetivo da iniciativa é apresentar à população a ideia de que um livro poderá ser lido diversas vezes por diferentes pessoas. A campanha é inspirada no movimento cultural dos Estados Unidos, BookCrossing. A ideia nasceu em 2001 quando Ron Hornbaker e sua esposa viram uma reportagem sobre máquinas fotográficas descartáveis, que eram deixadas em certos locais para que outros encontrassem e pudessem fazer uso da mesma. Eles gostaram da proposta e começaram a pensar que outros objetos poderiam ser usados com a mesma finalidade. Olhando a estante de livros surgiu a ideia, batizada por eles de BookCrossing. Alguns anos depois o movimento chegou ao Brasil, coordenado  pelo jornalista Felipe Brandão, em São Paulo. Como a ideia é bacana e simples de ser executada, vem se espalhando pelos quatro cantos do país.

Em Guarapuava, mensalmente as pessoas são convidadas a esquecer livros para outras encontrarem. “É uma corrente literária, pois quem encontra um livro com a identificação da campanha, com certeza vai ajudar a espalhar essa boa ação”, diz Rosevera  Bernardim, diretora do Departamento de Cultura.

Segundo dados estatísticos, o brasileiro lê em média seis minutos por dia. Metade dos brasileiros não leu nenhum livro nos últimos três meses. 75% dos brasileiros nunca pisaram numa biblioteca.

Relacionadas

CULTURA E ARTE

Felchak vai abrir inscrições para quem deseja fazer arte

LAZER

MON terá oficina de construção de brinquedos neste domingo

CULTURA PARANAENSE

Férias no Museu Paranaense valorizam povos originários do Paraná

Comentários