A partir desta quinta (3), Guarapuava recebe a Exposição ‘Indisciplinar’, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. A mostra coletiva que percorre o Paraná desde agosto e deve ficar até o dia 30 de outubro no município. A vernissage ocorre hoje (3), às 19h, marcada pela abertura da mostra e de uma série de atividades de arte-educação.
Com curadoria de Thaylini Luz, a exposição reúne trabalhos das seguintes artistas, a carioca Ana Hortides, os paranaenses Érica Storer e Fernando Moletta e a Marília Scarabello de São Paulo. De acordo com Thaylini Luz, ‘Indisciplinar’ propõe uma reflexão sobre os limites entre arte e arquitetura, desafiando o público a repensar essas áreas do conhecimento.
A exposição é fruto de uma pesquisa contínua sobre as relações entre domesticidade e alteridade, no contexto da disciplinarização e transgressão das áreas de arte e arquitetura. Buscamos artistas-arquitetos e arquitetos-artistas que rompem com os limites da organização moderna do saber.
Cada artista aborda uma perspectiva única sobre o espaço arquitetônico, seja ele urbano ou doméstico, articulando e desarticulando esses ambientes para gerar um diálogo inovador entre arte e arquitetura. Ainda conforme Thaylini, “os encontros entre arte e arquitetura não são inéditos no debate contemporâneo. Há, contudo, nesse recorte indisciplinar, uma provocação menos conciliadora, mais transgressora”.
A mostra será apresentada em dois formatos: on-line e itinerante. Após passar por Ponta Grossa, a exposição chega a Guarapuava e seguirá para Curitiba e Antonina. Em cada cidade, a montagem se adapta aos espaços locais. Durante a permanência, a programação inclui diversas ações de arte-educação, oficinas e encontros on-line, incentivando o diálogo entre curadores, artistas e visitantes. A exposição ficará em Guarapuava até o dia 30 de outubro, de segunda a sexta das 8h às 18h. A entrada é gratuita.
Leia outras notícias no Portal RSN.