Passar por Curitiba tem como roteiro quase obrigatório o Museu Oscar Niemeyer (MON). E, como o turismo é forte no município, vamos falar sobre duas exposições que chamam a atenção. Dessa maneira, conquistam olhares curiosos daqueles que passam pelo local.
Entre elas está a exposição inédita do fotógrafo Orlando Azevedo. ‘O Labirinto da Luz’, que celebra os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo. São 237 imagens, com curadoria de Rubens Fernandes Junior, que podem ser vistas pelo público na Sala 1.
‘Da Vinci Experience’ é dividida em quatro núcleos que mostram as diversas abordagens do artista – engenharia, arquitetura, pintura e anatomia. Além disso, conta com vídeos e uma sala de imersão que convida o público a mergulhar no universo criativo de Da Vinci por meio de diferentes linguagens.
MON
O MON, patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. Desse modo, localizado em Curitiba, abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional, com mais de 9 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design. É considerado o maior museu de arte da América Latina. Assim, conta com um espaço de cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições.
Inaugurado em 22 de novembro de 2002, o projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. Por fim, com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas mais de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 360 mil visitantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.