22/08/2023



Filmes para assistir e comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

O fazer cinematográfico no Brasil, que promove, em telonas e telinhas, um encontro com a cultura nacional, começou no dia 19 de junho do ano de 1898

613618c9164f2115eb10dc0f_Historia-do-cinema-brasileiro

Cinema Brasileiro (Foto: Reprodução/Diário Nordeste)

Quando as luzes se apagam, um feixe de magia chega à telona. Daquela poltrona, viaja-se para um mundo tão novo capaz de encontrar histórias distantes ou mesmo um embarque para dentro de cada um de nós.

O fazer cinematográfico no Brasil, que promove, em telonas e telinhas, um encontro com a cultura nacional, começou no dia 19 de junho do ano de 1898. Foi naquela data que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto (1875 – 1919), considerado o primeiro cineasta nacional, filmou a Baía da Guanabara, quando estava a bordo do navio Brèsil.

Ele voltava da França, onde aprendeu técnicas de filmagem. O feito fez com que o dia 19 de junho se transformasse no Dia do Cinema Nacional. Outra data também é comumente celebrada pela sétima arte, o 5 de novembro (em 1896, houve a primeira exibição pública).

Pensando nisso, a REDE+ reuniu em uma breve lista alguns dos filmes produzidos e lançados em solo brasileiro:

CENTRAL DO BRASIL

O que seria de uma lista para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro se não citasse uma das obras mais famosas de Walter Salles? Estrelado por Fernanda Montenegro, o longa conta a história de Dora, uma professora que ajuda analfabetos a escrever cartas, enquanto, em paralelo, mostra a saga do pequeno Josué, que perdeu a mãe e segue em uma jornada na busca pelo pai.

DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL

Considerado um marco do cinema novo, a película dirigida pelo baiano Glauber Rocha foi lançada em 1964, sendo acrescentada em 2015 à lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

BACURAU

Lançado em 2019, Bacurau até chegou a gerar burburinho sobre uma possível indicação ao Oscar, mas não conseguiu tal feito. O filme tem direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e já se tornou quase um clássico do cinema brasileiro em poucos anos.

O MENINO E O MUNDO

Primeira animação brasileira a receber uma indicação ao Oscar, ‘O Menino e o Mundo’ tem direção e roteiro de Alê Abreu. A história trata da globalização por meio dos olhos de uma criança, o que rendeu à produção prêmios do Annie Awards e de outros festivais pelo mundo.

O AUTO DA COMPADECIDA

De 2000, ‘O Auto da Compadecida’ é outro clássico do cinema brasileiro. A comédia dramática tem direção de Guel Arraes, com roteiro de Adriana Falcão, João Falcão e, também, de Arraes. Na época, arrebatou os cinemas pelo Brasil, levando mais de dois milhões de espectadores a assisti-lo.

*Com informações de Agência Brasil

Leia outras notícias no Portal Rede+ e no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo