Neste domingo (13), Guarapuava recebe a 2ª edição da Parada da Diversidade LGBTQIAPN+. O evento será no Aterro do Parque do Lago, a partir das 14h. O tema deste ano é “Família e diversidade: laços que rompem preconceitos”. A proposta, segundo os organizadores, é reafirmar que toda forma de afeto é legítima e que famílias LGBTQIAPN+ “existem, resistem e merecem respeito”.
A iniciativa é do coletivo (R)Existir, com apoio do GiraTrans. Neste ano, o evento conta com apoio da Prefeitura de Guarapuava e da bancada feminina da Câmara Municipal. “Esse respaldo institucional fortalece a nossa luta e garante que a Parada aconteça com estrutura, segurança e visibilidade” destaca João Cassiano Almeida, integrante do (R)Existir.
A programação inclui apresentações artísticas, DJs, performances culturais e shows com os grupos Dazantiga e Samba da Flávia. Também haverá praça de alimentação, exposição de artistas locais e feira de adoção de animais.
ATO POLÍTICO
De acordo com os organizadores, o evento é um ato político por visibilidade, respeito e políticas públicas. “Desde a primeira edição, ficou evidente a necessidade de ocupar os espaços públicos com orgulho e respeito. É uma semente de transformação que plantamos com esperança”, ressalta João Cassiano.
Laís Vasconcelos, também militante do R(Existir), afirma que o evento deste ano dá continuidade à mobilização que já resultou em conquistas importantes para a comunidade, como a 1ª Parada da Diversidade em 2024 e a 2ª Conferência Municipal LGBTQIAPN+, que reivindicou a criação do Conselho Municipal LGBTQIAPN+ de Guarapuava — ainda não instituído.
FORTALECIMENTO CULTURAL
Entre as atrações do evento está a DJ Angel Monteiro, artista da comunidade e figura atuante na cena musical local. Para ela, eventos como a Parada da Diversidade são fundamentais para transformar a cultura e fortalecer os laços na comunidade LGBTQIAPN+ de Guarapuava.
“Estamos iniciando agora um espaço seguro para nós. Onde podemos nos expressar da forma que queremos e mostrar que nós podemos sim criar laços e fortalecer a comunidade de Guarapuava. É um grito de ‘nós estamos aqui!’, que a nossa cidade precisa ouvir.”
Angel também reforça o papel do evento na visibilidade artística da população LGBTQIAPN+:
“A Parada é só uma das formas de mostrar que estamos aqui para compor e complementar a cultura da cidade. Como DJ, sempre trago um pedacinho de nós nos meus sets, mesmo em espaços que historicamente nos excluíram. Mas estamos mudando isso. Somos artistas. Somos resistência.”
A entrada é gratuita e o convite é para todas as idades. “Famílias são fundamentais na luta contra o preconceito. Queremos que mães, pais, avós, filhos estejam conosco, construindo uma cidade mais justa e acolhedora”, conclui João Cassiano.
Leia outras notícias no Portal RSN.