“Ser pai é uma benção de Deus!” é assim que Josiel Lima resume a experiência da paternidade com os filhos Murilo de nove anos, Davi de sete e Miguel de três. De acordo com o empresário, o momento em que ele se sentiu ‘PAI’ foi quando saiu do hospital com o primeiro filho nos braços.
Já quando o segundo filho Davi nasceu, alguns dos receios iniciais, como o medo de deixar o bebê por um tempo sozinho dormindo, agasalhá-lo de mais – ou de menos – já tinham ficado para trás. Por fim, quando Miguel veio ao mundo há três anos ele já tinha pego o jeito.
O Murilo, antes dele nascer, às vezes eu estava em algum lugar, em uma viagem ou algo do tipo, eu olhava uma roupinha e pensava “um dia vai servir”, então ia lá e comprava. Quando você se torna pai, você quer proporcionar pro teu filho o melhor.
De acordo com Josiel a relação que ele teve com o pai, falecido em 2005, reflete na maneira em que ele cria os filhos. “A família é a base. A família, tem que ser a base, tem que ser o teu porto seguro, o teu pai e a tua. São eles que no momento de fragilidade, desespero ou qualquer coisa, vão te receber, defender e estar com você”.
Por isso que, mesmo com a correria do dia a dia, Josiel faz questão de priorizar momentos com os filhos. Por exemplo, todos os dias é ele quem arruma os três garotos e leva à escola. “Ainda está dando”. Eles ainda têm um programa em família, que como afirma Josiel, “é de lei”: ir ao cinema.
Contudo o agrônomo vem se preparando para uma agenda cheia nos próximos meses. Isso porque ele é pré-candidato a Deputado Federal (MDB). Porém antes, Josiel já conversou com os filhos e explicou o motivo de possíveis ausências.
O Miguel de três anos ainda não entende, mas com o Murilo e o Davi eu expliquei: “Olha, pode ser que o pai saia cedo e vocês estejam dormindo e quando eu volte também. Então pode ser que alguns dias nós não se vejamos. Mas mesmo assim, ainda está dando para eu levar eles pra escola.
EXEMPLO
“Ser o exemplo”. Josiel enfatiza o quão significativo foram os momentos que ele teve com o pai. Conforme o pré-candidato, pelo pai dele ter uma jornada de trabalho exaustiva, já que era ‘chão de fábrica’, durante o dia eles tinham poucos momentos juntos. Entretanto, quando na presença do filho, o pai fazia a relação de amizade e companheirismo prevalecer entre os dois.
“Eu sabia que se eu tivesse uma uma dificuldade eu podia sentar com ele, conversar e falar. Então hoje eu eu digo que se meus filhos tiverem esse sentimento, essa segurança, eu vou ser um pai realizado”.
FUTURO
Esperançoso pelo futuro dos filhos, Josiel espera, como um bom pai, que cada um siga o próprio coração e que, assim como ele, sejam otimistas.
Espero que, assim como eu imaginei no passado um futuro melhor pra mim, eles também tenham esse desejo de se enxergar lá na frente sendo bons profissionais, independente da área que escolherem seguir e também boas pessoas. Eu espero que eles realmente corram atrás do que querem e tenham a percepção do quanto é gratificante você conquistar as suas coisas.
Leia outras notícias no Portal RSN.