22/08/2023



HOG: bom atendimento e estrutura atraem profissionais de todo o país

Com o novo HOG é possível fazer cirurgias que antes só ocorriam em cidades como Curitiba ou São Paulo

Saulo e Danilo (Foto: Arquivo)

O Hospital dos Olhos de Guarapuava (HOG), recentemente, completou um ano da nova gestão dos Drs. Danilo Araujo Micheletto e Saulo Marcel Díaz Henríquez. Assim, eles tiveram o intuito de disponibilizar melhor qualidade nos atendimentos, conforto e inovação para todos os pacientes.

Além da mudança na marca, houve a ampliação das estruturas físicas. Agora, com o novo HOG, é possível fazer cirurgias que antes só ocorriam em cidades como Curitiba ou São Paulo. Este fato tem despertado o interesse de profissionais de outros locais para virem trabalhar em Guarapuava provando, assim, que a cidade está se desenvolvendo.

Saulo afirma que, hoje, o hospital possui um núcleo de médicos de vários lugares do Brasil, pois Guarapuava estando em processo de expansão, chama a atenção de profissionais de grandes centros, proporcionando ótimas oportunidades. “Eles chegam aqui para somar e oferecer o melhor que a gente tem para os pacientes”.

ESPECIALIDADES

Com a nova gestão, Danilo e Saulo trouxeram para Guarapuava a possibilidade de resolver tudo em um único local. Desse modo, com diversas especialidades e sem a necessidade de se deslocar para outros locais. Um exemplo é Ricardo Lapoente Araújo, que é carioca e especializado em catarata, glaucoma e retina.

Conversando com o Danilo e o Saulo, vendo o projeto, conhecendo o hospital, eu vi que tem muito espaço para crescer e eles têm uma filosofia de tratar o paciente o melhor possível, da recepção até a hora de sair daqui.

Dessa forma, os pacientes podem se sentir acolhidos desde que entram pela porta, recebendo confiança para dar seguimento no tratamento posterior. “Os espaços aqui são muito bem cuidados e isso é uma coisa que, para mim, é muito importante”.

CATARATA

Entre as alterações oculares temos a catarata que, na verdade, é dividida em alguns tipos. Segundo Ricardo, a mais comum seria o envelhecimento natural do olho. “Dentro do olho a gente tem uma lente que é o cristalino, que vai envelhecendo e crescendo a nossa vida inteira. Assim, cada vez que ele cresce, ele ganha uma camada nova e vai perdendo transparência. É isso que é a catarata”.

Dessa maneira, chega um momento que fica tão opaco que a pessoa não consegue mais enxergar e a luz não entra mais no olho. “Então, o que a gente faz é entrar no olho, tirar esse cristalino e colocar uma lente no lugar para fazer o papel dele. É ele que foca as imagens lá no fundo do olho, então precisamos tirar e colocar alguma coisa que faça o papel dele”.

SINTOMAS

Quando você notar algo diferente deve procurar um especialista imediatamente. Portanto, esteja atento aos sintomas, como a dificuldade de enxergar, principalmente, para longe. “As pessoas costumam questionar ‘ah, estou vendo tudo muito amarelado’, que é uma característica importante da catarata. Conforme o cristalino vai envelhecendo, ele vai ganhando um tom amarelado”.

Então se você já tem muita dificuldade, principalmente em situações que com muito contraste quando a luz bate no olho, é hora de buscar um especialista. “No momento que a luz bate no cristalino e ele está muito opaco, ela acaba difundindo, espalhando dentro do olho e aí fica embaçado, uma dificuldade bastante grande de enxergar, principalmente em situação de muito contraste”.

A catarata é a maior causa mundial de cegueira reversível, porque a pessoa perde realmente a visão. Mas se você operar, e estiver tudo bem dentro do olho, volta a enxergar perfeitamente normal.

TRATAMENTO

Hoje em dia, existem muitas opções de lentes para fazer a substituição do cristalino. “Muitas pessoas têm astigmatismo muito alto e a gente consegue corrigir. Então, depois da cirurgia, elas ficam sem óculos para longe e sem óculos para perto. Isso é uma evolução muito grande que a gente teve e cada dia mais essas pessoas estão tendo uma qualidade de visão melhor”.

Então, independente da pessoa sair às vezes a noite sem óculos e poder usar o celular ou o computador sem óculos, já facilita bastante e traz uma qualidade de vida por completo.

Além disso, a cirurgia é muito rápida. O paciente vai embora no mesmo dia e a recuperação é relativamente de uma semana. “Se ele for um paciente que colabora, muitas vezes, a cirurgia é feita só com a anestesia de colírio, não precisa de injeção. Assim, faz a cirurgia e já sai enxergando, não sente dor e é bastante simples”.

Por fim, o HOG tem um grau de complexidade elevado, com segurança padrão de grandes cidades. Hoje em dia, prezando pela segurança dos pacientes, eles possuem até gerador de energia, caso apague a luz da cidade. Agende uma consulta!

Telefone: (42) 3621-7777
WhatsApp: (42) 9 9941-8960

Rua Coronel Saldanha, 1812 – Centro, Guarapuava – PR
Responsável Técnico: Dr. Danilo Micheletto – CRM 27017/PR | RQE 2971

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo