O método Low Pressure Fitness (LPF) é um método desenvolvido na Espanha que segue ganhando adeptos em todo o mundo. Ele é um sistema de treino baseado na técnica hipopressiva, ou seja, exercícios que fazem pressão no abdômen sem movimentar a coluna.
Diferente dos abdominais, o LPF é associado com posturas específicas e técnica de respiração, que juntos promovem o reposicionamento dos órgãos e firmeza da região abdominal. Isso acontece porque, por meio desses exercícios de respiração, é possível regular a pressão intra-abdominal, resultando em uma mudança na estrutura do corpo e alinhamento da postura. Por isso a indicação desses exercícios é para quem sofre com dores nas costas ou se incomoda com a postura.
O LPF conta com diversas variações: de pé, sentado, deitado. Além disso, alguns níveis de dificuldade, que aumenta de acordo com o desempenho do aluno ao longo do tempo. Em geral, o treino de LPF dura trinta minutos e pode ser feito uma ou duas vezes na semana. Porém, os resultados dependem da participação ativa do aluno – inclusive treinando em casa.
COMO FUNCIONA?
O exercício respiratório influência diretamente na liberação miofascial do diafragma. Entre os benefícios para o corpo estão a melhora da capacidade cardiorrespiratória, porque trabalha diretamente o equilíbrio de toda a musculatura e métodos respiratórios. O combate a ansiedade e também a insônia; estabilidade de série de músculos responsáveis pelo equilíbrio e postura, melhorando e prevenindo dores na coluna.
Assim, a técnica também auxilia no fortalecimento do assoalho pélvico e musculaturas internas, ajudando na prevenção à incontinência urinária. O intestino também é pressionado durante a reposicionamento dos órgãos, estimulando o processo de digestão e auxiliando em problemas de constipação.
Ficou interessado em praticar LPF? Conheça mais sobre essa modalidade com a fisioterapeuta Flávia Ivanski.
CREFITO-8 299954-F
Rua Senador Pinheiro Machado, 1686 – Centro
Leia outras notícias no Portal RSN.