22/08/2023

Meu Jeito de Amar: as diferentes formas de demonstrar que você ama alguém

Já dizia Duda Beat, cada um tem um jeitinho de amar, não é mesmo? Então, bora conferir as linguagens do amor

amor-no-fim-de-semana

Linguagens do amor (Imagem: Reprodução/Pixabay)

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações da comunicação — como pintura, música e dança. A língua, por sua vez, é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação assertiva.

De acordo com o conselheiro de relacionamentos Gary Chapman, existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expresso e compreendido. Segundo o especialista, cada indivíduo nasce com uma maneira específica de identificar, receber e dar amor. Esse processo é chamado de linguagem, e as várias maneiras de expressá-la são chamadas de “dialetos”.

Que todo ser humano é único, isso todos nós sabemos. O que muitas vezes deixamos passar e acabamos não dando importância é justamente para as particularidades de cada um, colocando a nossa forma de enxergar o mundo ao nosso redor como prioridade sobre as outras pessoas.

Pois bem, a partir do momento em que passamos a observar aqueles que nos cercam, a forma de agir e se expressar, temos a possibilidade de estabelecer com estes uma comunicação muito mais eficiente e assertiva, que pode gerar resultados altamente positivos para ambas as partes.

Pensando nisso, Gary Chapman, autor do livro “As cinco linguagens do amor”, nos mostra as principais formas que utilizamos para nos expressar, quando o assunto é relação interpessoal. Confira:

Palavras de afirmação

São sentenças expressas em elogios como “O jantar estava ótimo”, afirmações como “Acho que você faz isso muito bem” e incentivos como “Vai dar tudo certo”. Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o amor por alguém e aqueles que se sentem altamente valorizados quando escutam afirmações como estas e muitas outras.

Qualidade de tempo

Diz respeito à dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno, aqueles que você mais ama e deseja ter por perto. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeios, assistir televisão juntos, ir ao cinema, marcar encontros com amigos mais próximos pelo menos uma vez por semana, assim por diante.

Presentes

Nesta linguagem o que menos importa é o valor financeiro, pois o amor pode ser expressado por meio de uma flor, uma pizza ou uma joia, por exemplo. O importante aqui é o valor simbólico do que é presenteado, uma vez que a pessoa que o recebe se sente imensamente grata, feliz e realizada quando percebe a importância e o significado que tem em sua vida.

Gestos de serviço

Aqui o que você faz conta mais do que qualquer palavra. Formas de expressão como: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, levar o carro para lavar, entre outros atos de serviço, demonstram à pessoa o quão importante ela é para você, e, principalmente que você faz de tudo para vê-la feliz e realizada.

Toque físico

Beijos, abraços, cutucões com o cotovelo, mão no ombros, as relações sexuais, toque suaves pelo corpo, mãos dadas, entre outros gestos, representam essa linguagem do amor. Mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente esse amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo