22/08/2023



Movimento artístico que valoriza a cultura paranaense ganha memorial

Todas as peças são feitas de bronze – a maior delas é a “Marumbi”, com três metros de altura e quase três metros de largura

prefeitura-entrega-o-memorial-paranista-foto-lucilia-guimaraessmcs-900x600

Prefeitura entrega o Memorial Paranista (Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

A Prefeitura de Curitiba entregou nesta sexta-feira (14), o Memorial Paranista, um complexo cultural de 6.000 m², no Parque São Lourenço. O local com uma coleção de obras do escultor paranaense João Turin e valoriza o pinheiro, o pinhão, a erva-mate e a gralha azul. Assim, alguns dos elementos típicos do Paraná.

O projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e pela Fundação Cultural de Curitiba.

Desse modo, o Memorial Paranista formado pelo Jardim das Esculturas e por três edificações interligadas por uma galeria com cobertura de vidro. De um lado, estão os acessos para o Teatro Cleon Jacques e para as duas salas de exposições. Além disso, o novo Ateliê de Esculturas, o Liceu das Artes e a loja #CuritibaSuaLinda, com produtos de artistas, designers e artesãos curitibanos.

Dessa maneira, a próxima e última etapa, ocorre a reforma do prédio do antigo ateliê de esculturas. Com isso, ele vai abrigar a Casa da Leitura Augusto Stresser e uma cafeteria.

ESTRUTURA

O Jardim das Esculturas, na parte externa, é composto de um jardim com elementos paranistas, fontes de água e 13 obras de proporções heroicas do acervo de João Turin.

Todas as peças são feitas de bronze – a maior delas é a “Marumbi”, com três metros de altura, quase três metros de largura, um metro de profundidade e aproximadamente 700 kg. Por fim, a peça está estrategicamente instalada, a partir de uma perspectiva da galeria, em frente às fontes de água e ao portal representativo da arquitetura paranista.

*(Com informações RICTV)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo