22/08/2023



Museu e Centro de Artes de Guarapuava abrem neste feriado

O Museu Visconde de Guarapuava e o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro vão estar abertos com programação das 14h às 18h

4

Durante este feriado o Museu está com a exposição ‘Povos Indígenas: Da pré-história a contemporaneidade’ (Arte: Divulgação/Secretaria de Cultura de Guarapuava)

Neste feriado de Tiradentes o Museu Visconde de Guarapuava e o Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro vão estar abertos. Com programação das 14h às 18h os moradores do município e pessoas que estão vindo visitar a família podem aproveitar a sexta (21) com muita arte, cultura e história.

Conforme a secretária de cultura Rita Felchak, a ampliação do horário de funcionamento dos espaços culturais é uma demanda dos guarapuavanos. A Secretaria de Cultura tem um compromisso forte na disseminação da arte e patrimônio histórico da Região, por isso, “buscamos ao máximo atender essa demanda”.

Pensando nisso vamos iniciar o projeto dos feriados com espaços culturais abertos, justamente pra oportunizar a visitação de todos. É uma oportunidade de lazer, entretenimento e aprendizado para a programação de feriado.

MUSEU

O Museu Visconde de Guarapuava comporta um acervo que remonta aos anos de 1840. Nessa época Antônio de Sá Camargo, o ‘Visconde’, morava na casa que hoje é um local dedicado à memória dele.

Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, o museu é uma referência cultural para os guarapuavanos. A obra é a única tombada pelo Patrimônio Cultural do Estado do Paraná. O reconhecimento ocorreu em 1974. Em função disso, o espaço é conservado seguindo as recomendações do Conselho Estadual de Cultura.

No espaço, os visitantes podem observar as acomodações do imóvel e também pertences e mobílias do Visconde de Guarapuava. Há também outros objetos históricos que valem a pena serem observados, como a máquina registradora do primeiro Banco do município e um canhão de guerra trazido de Curitiba.

Além disso, durante este feriado o Museu está com a exposição ‘Povos Indígenas: Da pré-história a contemporaneidade’, feita em parceria com a @gralhaazul.eco.

A exposição exibe uma série de objetos produzidos por tribos indígenas locais, nosso acervo de cestarias e artefatos líticos encontrados no Paraná que datam o período superior a 10 mil anos.

(Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura de Guarapuava)

Já no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro belas exposições que podem ser admiradas por quem passa no local.

SERVIÇO

O Museu Visconde de Guarapuava fica na rua Visconde de Guarapuava, 288, no Centro e o Centro de Artes na rua Mal. Floriano Peixoto, 1399, também no Centro.

Leia outras notícias na Rede+ e no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo