22/08/2023


Nave da Nasa será lançada para teste de defesa terrestre

A espaçonave Dart vai colidir com Dimorfo em um teste para evitar colisões futuras que põem em risco o nosso planeta

missao-dart-da-nasa-para-bater-em-um-asteroide-1637609907201_v2_4x3

(Foto: Reprodução/ UOL)

Uma sonda espacial do tamanho de uma geladeira irá bater de frente com um asteroide de 160 metros de diâmetro, por volta das 20h desta segunda (26). Desse modo, a ação é considerada um ensaio para evitar impactos futuros que poderiam destruir uma cidade toda.

Os mais preocupantes são os de 140 metros ou mais, semelhantes a uma bomba nuclear que abririam uma cratera no chão. A ameaça é tão significativa que em 2017 a Nasa aprovou o gasto de US$ 324 milhões para tornar essa missão real.

Uma aeronave viajará a cerca de seis quilômetros por segundo em direção ao meteoro Dimorphos, se tudo der certo, o impacto modificará a órbita do astrólito. Por fim, a colisão está prevista para às 20h14 com transmissão ao vivo no canal da agência no YouTube.

Leia outras notícias no Portal RSN

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo