22/08/2023



No Dia do Amigo, é hora de enviar abraços virtuais

Psicóloga aponta que durante a pandemia é importante estar em contato virtual com os amigos, falando sobre o cotidiano e sentimentos

20200408112031

Dia do Amigo (Imagem: Reprodução/Olhar Digital)

Celebrado nesta terça (20), o Dia do Amigo no Brasil, mas a data foi criada por um argentino. Enrique Ernesto Febbraro, professor de psicologia e músico não se inspirou em uma data comemorativa, mas na chegada do homem à lua, que ocorreu em 1969.

Na Argentina, a data foi lembrada como um marco do espírito da fraternidade e união, o que acredita-se que contribuiu com a ideia de Febbraro. Conforme o jornal La Nación, o professor pensou que o evento seria uma forma de aproximar todos os povos. Em alguns países, o Dia do Amigo é comemorado em 30 de julho.

De acordo com as informações, Enrique teria escrito mais de 1 mil cartas sugerindo a celebração da data especificamente em 20 de julho. Desse modo, segundo o Jornal do Nordeste, a própria Argentina, o Brasil, o Chile, o Uruguai e a Espanha aderiram à data no calendário.

AMIZADE E PANDEMIA

No entanto, no ano passado e neste, muitas reflexões são levantadas sobre relacionamentos. Isso porque, o distanciamento social fez com que reuniões, festas e churrascos, locais onde os amigos costumavam se encontrar, fossem proibidos. Assim, também provocando um período de questionamentos que mudam as relações interpessoais.

Conforme a psicóloga Adriana Verduro, o isolamento estimula diferentes sentimentos. “A pandemia e o isolamento social fazem com que as pessoas vivam um momento de se conhecer. Estamos vivendo um momento novo, desconhecido e muitas vezes acabamos nos afastando, mesmo que tecnologicamente, das pessoas. Por isso, é sempre importante respeitar o próprio tempo, mas nunca deixar de falar com as pessoas que amamos. Enviar um oi, um espero que fique bem e outras mensagens que mostrem nosso carinho”.

Adriana também afirma que é o momento de mandar boas energias para os amigos próximos, mesmo no silêncio da quarentena, nada impede reuniões on-line e boas risadas. “É uma nova forma de se relacionar, mas não podemos esquecer que as coisas vão voltar ao modelo que conhecíamos. Então, vamos emanar amor on-line para que os abraços sejam mais calorosos futuramente”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo