Os animais de estimação precisam de cuidado, carinho e também exigem responsabilidade. E, foi esse tema que inspirou o escritor guarapuavano Norbert Heinz. O livro ‘Pata Aqui, Pata Acolá: Rota Animal’ foi lançando em abril e é uma parceria com a protetora Grazielle Losso, coordenadora do projeto Mãos e Patas. De acordo com o escritor, todo o dinheiro arrecadado com as vendas do livro vai ser revertido para ajudar no resgate de animais vítimas de maus-tratos.
Norbert e Grazielle já se conheciam e há algum tempo conversavam sobre a parceria. No ano passado, decidiram que era hora de tirar o projeto da gaveta e dar vida ao livro, como afirma o escritor. “A ideia amadureceu quando resolvemos buscar inspiração para a história na trajetória da própria protetora. Portanto, neste primeiro volume falamos dos maus-tratos. Assim, temos como personagens a Grazi (protetora), a Duda (sua filha), o Caio (seu cachorro já falecido), a Cristal (sua gata) e a doutora Adri (parceria da causa)”.
O intuito do livro é auxiliar a compreensão das crianças sobre a importância de ter cuidado com os animais, que têm necessidades que precisam ser respeitadas, como a liberdade. De acordo com a protetora a ideia da obra, que conta com desenhos para que as crianças usem a imaginação para colorir, é justamente a conscientização. “Para as mamães e papais, a ideia dessa turminha é ensinar aos pequenos que devemos desde cedo respeitar e amar todos os animais do mundo. Educação e conscientização são bases fundamentais que nossas crianças precisam aprender, mesmo que seja se divertindo”.
O ENREDO
Na narrativa, Grazi, Duda, Caio e Cristal atendem situações de maus-tratos a bordo do FurCão, um furgão personalizado. Desse modo, mostram que o trabalho dos protetores é bem maior do que apenas os resgates e se estende para todos os cuidados. As ilustrações são de Miguel Luzz, um ilustrador que mora em Irati e já trabalha há algum tempo com Norbert.
Os livros infantis que faço hoje exigem ilustrações simples e que a criança possa pintar e se divertir. O traço do Miguel é perfeito para tal objetivo. Estamos fazendo tiragens de 100 livros. Para imprimir cada tiragem estamos buscando patrocinadores . Os patrocínios pagam a impressão, que é feita pelo próprio escritor. Feita a tiragem, os livros são vendidos a R$ 15,00 a unidade. Por fim, todo o valor revertido para o trabalho da protetora Grazielle Losso.
Leia outras notícias no Portal RSN.