22/08/2023



Nova espécie de maracujá é descoberta em horto de Faxinal do Céu

A nova espécie encontra-se oficialmente descrita em artigo publicado pela revista internacional PhytoTaxa, especializada em botânica

Unicentro_fachada

Conforme pesquisadores a planta foi descoberta em Faxinal do Céu (Foto: Coorc/Unicentro)

Uma nova espécie de planta surge a partir de pesquisas desenvolvidas integralmente na Unicentro. Trata-se do resultado dos trabalhos de campo no Jardim Botânico de Faxinal do Céu, em Pinhão. O trabalho teve a coordenação do professor Adriano Silvério, do curso de Ciências Biológicas. Conforme o professor, a espécie descoberta é uma variedade de maracujá. Assim, a planta, ganhou o nome de Passiflora Coelestis, em homenagem ao local onde a encontraram.

Trata-se de uma espécie selvagem, descrita pelo gênero Passiflora, que é dos maracujás. Eles apresentam mais de 500 espécies atualmente. Além disso, o Brasil, é o segundo país no mundo com o maior número de espécies descritas até hoje, atrás somente da Colômbia.

De acordo com o professor Adriano, a espécie apresenta um hábito bem piloso, com bastante tricomas. Ela é bem delicada. E nasce em regiões de mais sombreados na borda ou até em partes mais internas da mata.

Entretanto, além do professor Adriano, outras quatro alunas de graduação e pós-graduação, assinam o artigo final. São elas: Letícia Maria Parteka; Letícia de Mattos; Jaiana Richardo; e Bruna Saviatto Fagundes. De acordo com o pesquisador, o trabalho começou há sete anos.

Os primeiros registros da planta agora descrita, lembra ele, datam de 2015 e as etapas que se seguiram integralmente feitas no campus Cedeteg.

Depois de alguns anos, percebemos que ela não tinha características descritas para outras espécies descritas até então. Isso motivou uma pesquisa mais refinada, utilizando vários métodos de investigação. E ela foi descrita, praticamente, nos últimos dois ou três anos. Então foi delineada a pesquisa para comprovar que se tratava de uma espécie ainda não descrita e nova para a ciência.

Agora nova espécie encontra-se oficialmente descrita em artigo publicado pela revista internacional PhytoTaxa, especializada em botânica. O periódico revisou e validou os resultados da pesquisa. A versão online do artigo já está disponível e pode ser conferida no link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo