Cleber Antonio Soares Oliveira é natural de Uruguaiana, mas atualmente mora em Coronel Vivida com a família. Apaixonado pelos filhos e netos, ele conta que conheceu a paternidade entre os 15 e 16 anos. Na época, Cleber tinha um namoro que era proibido, mas a jovem engravidou. Sem saber que seria pai, se mudou para Porto Alegre.
Quando voltou para Uruguaiana, já adulto, conheceu Claudia, por quem se apaixonou. O amor multiplicou e tiveram os filhos Eduardo, Laura e Larissa. A surpresa veio quando Cleber descobriu que aquele relacionamento antigo deu frutos, momento em que se aproximou da filha que não conhecia. Assim, a aproximação ocorreu e a família recebeu novos integrantes com a chegada da filha Luciana e do primeiro neto. Ele também é pai do Luiz, que lhe deu o neto Lucca. Hoje, é avô de 6 crianças. E para quem pensa que nesse coração não teria mais espaço para ninguém, se engana. Cleber e Claudia adotaram Igor e Iuri, quando ainda eram crianças. “Eles são maravilhosos, fantásticos”.
Os meus filhos e meus netos são tudo na minha vida. Nos dedicamos a cuidar. Hoje, eu cuido das minhas duas netas mais novas, sendo quase da mesma idade e são as pupilas do vovô. Uma é a Claudia Raia, porque é grandona, bonitona e desajeitada. A outra é mais meiga e muito sapeca que é nosso docinho.
Entre as idas e vindas da vida, cheias de emoção e surpresa, ele descobriu na família o verdadeiro amor. “Faço tudo que estiver ao meu alcance pelos meus filhos e gosto de estar sempre junto, reunidos”. Estar com a família é o grande significado da paternidade, ele sente que é o grande presente de Deus na vida.
Vamos dia após dia vivendo e construindo um futuro. Os pais devem ver no filhos a sua continuidade, mas uma continuidade melhorada. Queremos que nossos filhos sejam muito melhores que nós, queremos que eles alcancem cada objetivo.
Mas, Cleber lembra que a paternidade também é carregada pelo sentimento de culpa em muitas vezes sentir que uma nota baixa na escola é um erro paterno. “Eu gostaria de ser um pai ainda melhor, de ser ainda mais importante e de ter tido a oportunidade de dar muito mais para meus filhos. O mais importante para mim é vê-los bem, felizes, é isso que é o crucial. Quero ser luz para eles”.