22/08/2023



O Dia Mundial do Skate é comemorado em junho

O Dia Mundial do Skate foi criado em 2004 pela International Association of Skateboards Companies (IASC). Confira a matéria completa

rayssa-skate-cob

Dia do skate  (Foto: Reprodução/Lojas Colombo)

Ontem (21) foi comemorado o dia mundial do skate. Mas você sabe o motivo dessa comemoração? Se não souber, a Rede+ está aqui para te contar tudo sobre o ‘Go Skateboarding Day’.

O esporte surgiu nos anos 60, na Califórnia. Assim, ao mesmo tempo que o surf era febre, os surfistas estavam a procura de “surfar no chão”. Como as marés estavam baixas para poder “pegar aquela onda maneira”, eles tiveram a ideia de colocar as rodinhas em ‘shapes‘. Logo isso ficou conhecido como ‘sidewalk surf‘ e ganhou fama entre os jovens.

Portanto, em 1965 foram montados os primeiros skates. Porém eles só tiveram o devido reconhecimento décadas depois. Desse modo, em 1975, os Z-Boys renovaram as manobras, misturando movimentos que faziam nas pranchas também em terra firme.

Z-boys (Foto: Reprodução/Almasurf)

SKATISTAS BRASILEIROS

Nós temos dois skatistas principais: Karen Jonz e Bob Burnquis. Na década de 90, Bob fez uma revolução no esporte, a prática de andar com as bases trocadas. Tradicionalmente praticada no ‘Street Skate‘, o esportista a trouxe para a modalidade vertical. Além disso, ele também foi o primeiro a conseguir fazer a manobra ‘fakie’ (de costas para o obstáculo).  

MODALIDADES DO SKATE

Existem diversas modalidades dentro do esporte, mas a nossa equipe listou algumas para você ampliar o conhecimento sobre elas.

Street: O popular skate de rua, em que os skatistas utilizam a arquitetura da cidade como obstáculos.

Freestyle: Quando o skatista apresenta várias manobras em sequência, geralmente no chão.

Half Pipe: Pista em forma de U com mais ou menos 4 metros de altura, pode ser feita de madeira ou de  concreto.

Pool Riding: Praticado em piscinas vazias com paredes arredondadas. Assim, as pistas de skate em forma de ‘Bowl’ (bacia) tem inspiração nas piscinas, que tinham a transição redonda: azulejos e ‘coping’.

Big Air: O skatista desce de uma rampa em alta velocidade, realiza uma manobra e desce em outra.

Downhill: Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade.

Longboard: Utiliza ‘shapes’ de tamanhos acima do convencional e consiste em descer ladeiras com manobras de slides.

Boardercross: Consiste em descer a ladeira passando por obstáculos (cones, rampas, etc.).

Por fim, o que achou de saber mais sobre esse universo?

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo