Quando o pet começa a perder mais pelos do que o normal isso deve acender um alerta vermelho para que o tutor fique atento. Diversos motivos podem causar a reação, desde pulgas ou alergias ambientais até problemas de saúde mais sérios, como doenças renais.
A alopecia em animais é a perda anormal de pelos, a famosa calvície, em uma determinada região ou em todo o corpo. Ela pode ocorrer por várias razões, podendo ser parcial ou total, temporária ou permanente, e pode afetar tanto cães como gatos.
É importante identificar a causa da alopecia para tratá-la adequadamente e prevenir possíveis complicações. Algumas das causas mais comuns são as alergias, que podem ser a determinados alimentos, medicamentos, alérgenos ambientais ou parasitas, como pulgas, piolhos e ácaros.
Outro problema que causa a queda dos pelos é a sarna, que também pode ser devido a ácaros. Infecções fúngicas ou bacterianas são outro agravante e elas podem ser simples ou complexas. Além disso, o animalzinho de estimação pode estar sofrento a queda de pelos devido uma doença renal, hepática, tireoidiana ou adrenal. Por isso é importante ficar atento, pois muitas vezes a queda pode ser um alerta para problemas de saúde maiores.
Conforme artigo escrito por Eric Barbosa, os tutores devem prestar atenção ao fenômeno, pois a perda excessiva pode sinalizar que o pet esteja com câncer ou outras condições, como eczema, caspa ou queimadura solar. Ou ainda, estar apresentando distúrbios nervosos, como trauma autoinduzido devido à lambedura. A genética de algumas raças também são mais propensas.
TRATAMENTO
As possíveis causas do pet perder tantos pelos podem ocorrer por diversos motivos. Logo, o tratamento depende da causa. Quando notar qualquer anormalidade, procure imediatamente um veterinário.
É sempre bom ficar atento aos sinais que animal de estimação dá e, se notar uma perda excessiva de pelos, um veterinário de confiança é a pessoa indicada para um diagnóstico e tratamento adequado.
No entanto, algumas medidas gerais podem ajudar a reduzir a queda de pelos como escovar o pet regularmente, removendo os pelos mortos e estimulando assim, o crescimento de pelos saudáveis. Uma alimentação adequada também pode ajudar a melhorar a saúde da pelagem.
Além disso, controlar pulgas e parasitas é fundamental para reduzir a coceira e irritação, que levam à perda de pelo. Um ambiente tranquilo e seguro pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, que podem contribuir para a queda excessiva. E o princípal. o tratamento da condição. Em casos em que a queda de pelos é causada por uma doença, como infecções, síndromes, alergias ou doenças hormonais, a ida ao veterinário do bichinho ajuda reduzir e controlar a queda de pelos.
Leia outras notícias no Portal RSN.