22/08/2023



Ovelha surpreende ao dar à luz quadrigêmeos em Inácio Martins

No ano passado, ela já havia surpreendido ao dar à luz três filhotes em uma única gestação, o que é considerado raro na criação de ovinos

still0809-00024

Ovelha surpreende ao dar à luz quadrigêmeos (Foto: Reprodução/G1)

Há aproximadamente 3 anos, um empreendimento pecuário iniciou na propriedade de Rosnei Lopes, localizada em Inácio Martins. No entanto, algo surpreendeu o empresário e os moradores locais. Isso porque, recentemente, uma das ovelhas da criação se destacou inusitadamente ao trazer ao mundo não apenas um ou dois, mas quatro filhotes de uma só vez. Assim, presenciando um evento considerado raro.

No ano passado, ela já havia surpreendido ao dar à luz três filhotes em uma única gestação. Contudo, este ano, ela superou todas as expectativas, como conta Rosnei. “Até gêmeos é comum na propriedade, a gente sempre vem acompanhando. No ano passado, a gente já ficou de olho, achou um pouco diferente. Esse ano ela nos presenteou com quatro”.

A ovelha possui três anos e já deu à luz em duas ocasiões anteriores. Considerando que cada ovelha tem apenas uma gestação por ano, o proprietário planeja mantê-la no local por pelo menos mais uma década, permitindo que ela continue a contribuir para o crescimento do rebanho.

CUIDADOS

O acompanhamento veterinário constante feito por Adriano Gobor, responsável pelo bem-estar dos animais, esclareceu que, embora seja possível que essa ovelha em particular tenha futuras gestações com mais de três filhotes, prever tal cenário é algo complexo. A quantidade de filhotes em uma gestação é influenciada por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais, que se desenvolvem ao longo de todo o ciclo reprodutivo.

(Foto: Reprodução/G1)

Para garantir a saúde tanto da mãe quanto dos filhotes, estes estão recebendo uma cuidadosa suplementação alimentar.

O processo de amamentação demanda um esforço considerável da ovelha fêmea. Grande parte da energia alimentar é direcionada para a amamentação, o que muitas vezes resulta em dificuldades em manter o peso corporal durante esse período.

Já o desmame, que se estende por aproximadamente dois meses, marca a fase de transição dos filhotes para se integrarem ao rebanho e iniciarem o ganho de peso de maneira independente. Ao atingirem a maturidade, essas ovelhas podem pesar entre 50 e 70 quilos.

Curiosamente, mesmo após o período de desmame, os filhotes conseguem distinguir sua mãe em meio às outras ovelhas. Como explicou o veterinário, essa distinção é possível graças às vocalizações e ao odor característico. Quando a mãe emite o chamado, os filhotes rapidamente identificam a voz e se aproximam. Da mesma forma, a mãe reconhece os filhos pelo cheiro e permite que somente eles se alimentem.

*(Com informações de G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo