22/08/2023

Pensando em viajar? É hora de emitir o passaporte

Felizmente, o procedimento para tirar passaporte é relativamente simples. Envolve basicamente juntar documentos, preencher formulários e comparecer à Polícia Federal

passaporte

Passaporte (Foto: Reprodução/Melhores Destinos)

Uma vontade que muitas pessoas têm é realizar uma viagem internacional. Para isso, além do planejamento é necessário tirar o passaporte brasileiro, já que sem esse documento é imprescindível para viajar para fora do país.

No Brasil, o passaporte é emitido pela Polícia Federal e parte das etapas é feita de forma on-line no site da PF. Preparamos um guia com todas as informações necessárias sobre agendamento do passaporte, documentos e valores para quem está tirando a 1ª via.

Como solicitar o passaporte na Polícia Federal?

Felizmente, o procedimento para tirar passaporte é relativamente simples. Envolve basicamente juntar documentos, preencher formulários e comparecer à Polícia Federal (PF) um dia. Por outro lado, como o atendimento na PF precisa ser agendado, o ideal é que você tome bastante cuidado para fazer tudo certinho e evitar perder tempo.

1. Confira seus documentos:

Para poder tirar passaporte, você precisa:

  • Ser brasileiro.
  • Estar quite com o serviço eleitoral (isto é, ter título de eleitor caso tenha mais de 18 anos e menos de 65, e ter votado na última eleição ou pago a multa correspondente).
  • Estar quite com o serviço militar obrigatório (no caso de homens).
  • Não estar impedido de sair do país pela justiça.
  • Além disso, você vai precisar de seu CPF, documento de identidade, certidão de casamento (caso tenha mudado de nome), certificado de naturalização (caso tenha se naturalizado brasileiro) e passaporte anterior (se esse não for seu primeiro).

2. Preencha o formulário

Seus documentos estão todos em ordem? Muito bem! Então o próximo passo é preencher o formulário de solicitação de passaporte da Polícia Federal (PF). Ele é bem simples e pede só informações como nome, nome dos pais, local de nascimento e mudanças de nome (caso haja). Mas preencha com cuidado para não ter nenhum problema depois.

3. Pague a GRU

Não há como tirar passaporte sem pagar a guia de recolhimento da união. Por isso, assim que possível, faça o pagamento do valor da Guia. O agendamento de atendimento (o próximo passo) só poderá ser feito depois que o pagamento for confirmado. O valor da GRU varia com o tempo; atualmente, ele é de R$ 257,25.

4. Agende seu atendimento

Acesse a página de agendamento de atendimentos de passaporte do site da Polícia Federal. Lá, você precisará informar seu CPF, data de nascimento e o número de protocolo.

5. Compareça ao posto na data agendada

No dia, não se esqueça de levar os documentos necessários. Se quiser se prevenir, leve também aqueles que não são obrigatórios, como o certificado de quitação eleitoral e a carteira de reservista. Se tudo der certo, o atendimento não deve atrasar ou demorar muito.

Lá, você precisará apresentar os documentos que levou e tirar uma foto para o seu passaporte. Também será feita a coleta de suas impressões digitais. E se você levar o passaporte anterior, ele será cancelado e retido. No final do processo, a PF informará quando você pode voltar lá para retirar o seu passaporte.

6. Retire seu passaporte

A partir da data informada, compareça de novo ao posto da PF com um documento de identidade para retirar o passaporte! Ele é válido por 10 anos, então você não vai precisar repetir esse procedimento tão cedo. E vale lembrar também que não existe “renovação” do passaporte. Quando ele vencer, você deverá solicitar outro.

E agora bora viajar!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.