Vira e meche a Internet se choca com algum fato, não é mesmo? Há um tempo a foto do pescoço de uma mulher de 92 anos viralizou devido a diferença de pele entre o pescoço e rosto dela. Durante 40 anos a idosa passou protetor no rosto, mas na região do pescoço, não. A diferença dos danos dos raios solares causado na pele era clara.
Publicada no periódico Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, a fotografia faz parte de um artigo de outubro de 2021. Na legenda da foto, os autores diziam que o exame clínico da mulher “revela uma diferença marcante no dano solar entre a bochecha e o pescoço”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para evitar a radiação e o envelhecimento precoce da pele o segredo está no uso diário de protetor solar desde a infância. Seja em dias nublados e com luminosidade indireta ou por meio da exposição ao sol através de um vidro ou janela. Recomenda-se o fator de proteção solar (FPS) acima de 30, além de utilizar boné e camisas com proteção ultravioleta (UV). Também indica-se evitar a exposição solar das 10h às 16h.
CUIDADOS
Esses cuidados diários são importantes tanto no rosto e pescoço quanto no restante do corpo, incluindo as mãos, região em que as pessoas também costumam esquecer de passar o protetor solar. Essas áreas, mãos e pescoço possuem menos glândulas sebáceas e acabam apresentando mais ressecamento. Por causa disso, as áreas tem menos oleosidade natural do que o rosto, por exemplo.
Além disso, nas mãos e pescoço há uma menor quantidade de fibras de colágino e elastina. Dessa forma, a pele desses locais acaba perdendo a firmeza e a elasticidade antes da face. Por isso alguns cuidados a mais são essenciais, além do uso do filtro solar.
LIFTING DE PESCOÇO
Para o pescoço existe o lifting de pescoço com botox. É indicado para o envelhecimento da estrutura na linha da mandíbula e musculatura de pescoço e apresenta efeito de contorno facial e alongamento do pescoço. Com ele torna-se possível resolver incômodoa sem cirurgia.
Já para as mãos, evitar o contato direto com produtos que possam ressecar a região ajuda muito. Por isso, dê preferência a sabonetes neutros.
Leia outras notícias no Portal RSN.