22/08/2023



‘Pra quando você acordar’: Crônicas de saudade e espera

Itamar, irmão da escritora e professora Bettina Bopp, ficou em coma por quinze anos. Durante esse tempo ela escreveu na esperança da volta dele

pra-quando-você-acordar

‘Pra quando você acordar’ (Foto: Arquivo pessoal)

Foi numa sexta de setembro que a nossa vida mudou. Aos 41 anos, o meu irmão mais velho Itamar sofreu um infarto, seguido de sete paradas cardíacas. Depois disso, foram muitos anos em coma. Em 2013, no aniversário dele, ampliei uma foto 3X4 que encontrei no bolso da calça que o Ita usava no dia em que foi pro hospital. Postei nas minhas redes e escrevi um texto como se fosse para ele. Muita gente comentou. Era como se o Ita estivesse de volta nas rodas de conversa e isso me fez muito bem.

E assim, Bettina Bopp criou o blog ‘Pra quando você acordar’. Nele, por meio de conversas, ela sentia que o irmão poderia estar fora das paredes do quarto em que dormia. Assim, em todas as mudanças que a vida passou nos anos que se seguiram, ela vivia com a presença dele. Itamar morreu em 2020, após ficar 15 anos em coma.

Além do blog, ela mantém uma página no Facebook, com mais de 2 mil curtidas. É gente mandando energias positivas e multiplicando o amor e a esperança de Bettina. “O que aconteceu com ele despertou em mim sentimentos que eu desconhecia e o tempo me mostrou que abrir a ferida também pode curá-la. Está em tempo de organizar o caos. Escrever é isso pra mim”.

https://www.facebook.com/praquandovoceacordar/videos/299248642324861/

Agora, a história virou um livro e pode ser adquirida pelo link.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo