Desde a manhã desta quarta (10) professores do Colégio Lobo marcam presença na Bett Educar, a maior feira de educação da América Latina. As atividades ocorrem no Transamérica ExpoCenter em São Paulo. Tangriane Cella e Rafael Welter participam de workshops entre hoje (10) e amanhã (11). A feira ocorre anualmente e tem como objetivo despertar ideias, oferecer network e gerar novos negócios.
A edição deste ano tem como debate principal o uso da tecnologia e de que forma ela pode ser utilizada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, as atividades incluem o debate de temas abrangentes na rotina escolar, como por exemplo, a questão socioemocional, gestão e liderança. Neste primeiro dia, a educadora Tangriane ressaltou a importância de estar presente neste evento. “Estamos aqui com o objetivo de ressignificar a educação. É grandioso. É uma troca sobre diferentes ambientes que possuem o mesmo objetivo: educar. Além de trazer ainda mais conhecimento sobre a parceria entre colaboradores, escola e família”.
Os participantes contam com nomes e instituições de peso dentro do âmbito da educação nacional. Para o professor Rafael a experiência está sendo única. “Estar aqui me mostra a real necessidade de diálogos. O evento está sendo uma ótima oportunidade de nos conectarmos com diversos agentes responsáveis pela educação, e com isso, conhecer diversas realidades escolares e debater sobre os assuntos mais atuais. A feira é espetacular, com as mais diversas soluções para estrutura, ensino e metodologias inovadoras”.
DESTAQUE DA EDIÇÃO
Dentro dos temas centrais da feira está inserção da de inteligência artificial com o uso do ChatGPT (Chat Generative Pre-trained Transformer) no âmbito escolar. Este é um ‘chatbot’, ou seja, um robô que utiliza algoritmos para imitar um diálogo entre humanos. Tangriane destacou que este protótipo é capaz de gerar conteúdos novos e originais como textos, músicas, vídeos e outros. Além disso, a educadora explicou que o setor educacional tem a possibilidade de incluir tecnologias no ambiente de forma adequada.
Tudo que é novidade exige treinamento. Precisamos entender o limite dessa ‘artificialidade’, para que ela não transforme a identidade do formato que temos de ensinar e educar.
Neste ano, o Colégio Lobo completa 20 anos de atuação na Região e busca constantemente o aperfeiçoamento nos processos da educação.