22/08/2023



Psicóloga explica como séries de drama causam reconhecimento

A série Euphoria se tornou um sucesso e retrata jovens conturbados enfrentando os mais diferentes desafios, medos e angústias

Euphoria-Season-2-Proves-Theres-a-future-without-Zendaya

Séries como Euphoria (Imagem: Reprodução/Screen Rant)

O conceito de comfort série nada mais é do que aquela série que você assistiu várias vezes, mas, não se importa de assistir um episódio repetido e os personagens fazem parte da nossa família, do nosso grupo de amigos. Independente do motivo, ter uma série de coração é bom e não faz mal. Em um caminho totalmente oposto, séries como Euphoria acabam nos prendendo justamente por conta das intensas emoções. Assim, pesquisadores tentam entender por que gostamos dessas produções tão emocionalmente carregadas e explicam o que fazer para não se abalar tanto.

A psicóloga Sabrina Romanoff afirma que pode ser reconfortante ver personagens amados colocados em uma situação intensa e desconfortável. “Percebemos que não estamos sozinhos nos desafios aparentemente intransponíveis que enfrentamos”.

Desse modo, a conclusão é que observar os medos e preocupações que se originam nas mentes dos outros em programas e ver comentários que validam essas preocupações têm efeitos calmantes. Isso tem até um nome: identificação projetiva.

Portanto, para garantir que esse tipo de conteúdo não abale a saúde mental, a pesquisadora aponta algumas dicas do que fazer após um ou dois episódios. ” Processar quaisquer sentimentos que surgirem e lembrar-se de que são passageiros e tirar um tempo para processar esses sentimentos. Além disso, descobrir qual emoção está sentindo e entender se há algum acontecimento da sua vida por trás disso”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo