22/08/2023

Receitas com pinhão para deixar a semente saborosa

Há quem diga que o inverno não começa antes da primeira safra de pinhão. Isso porque, a época de colheita coincide com a queda das temperaturas

pinhão-gilson-abreu-890x540

Receitas com pinhão (Foto: Reprodução/Pixabay)

Segundo costume antigo, não se deve olhar para o céu em noite de tempestade. Reza a lenda que, certa noite de forte chuva, um fazendeiro não se conteve e olhou pela janela de casa. E viu um pinheiro abrindo os braços em direção ao céu, para proteger uma ave da chuva.

Essa ave era a gralha-azul, que tem uma coloração azul muito intensa. Segundo o folclore, ela guardava os pinhões no chão para comer depois, mas se esquecia onde os havia plantado. Atualmente, é símbolo da Festa Nacional do Pinhão. Hoje (26), a REDE+ vai te apresentar algumas receitas imperdíveis com a semente.

Entrevero de Pinhão

Entrevero (Foto: Reprodução/Gazeta do Povo)

Há quem diga que o inverno não começa antes da primeira safra de pinhão. Isso porque a época de colheita coincide com a queda das temperaturas. O entrevero é uma das receitas mais conhecidas e saborosas.

Entrevero quer dizer bagunça, confusão. Esse adjetivo serve tanto para qualificar a mistura de carnes e ingredientes quanto a bagunça provocada pela reunião de pessoas que esse prato costuma gerar. Por isso, é frequentemente preparado em grandes panelas de ferro, cozido lentamente no fogão a lenha.

Modo de preparo

Essa receita pode ser preparada em um disco de arado culinário, para manter a carne mais úmida. Se não o tiver, pode usar uma frigideira grande ou paellera. Aqueça o azeite, leve o bacon ao centro do disco ou frigideira, frite bem. Em seguida, transfira o bacon para as laterais para cozinhar os pimentões. Frite o alho e a cebola. Frite a alcatra e a carne suína, previamente temperadas. Acrescente os tomates para umedecer o prato, e depois os pinhões. Por fim, salsinha e cebolinha.

Paçoca de Pinhão

Paçoca de pinhão (Foto: Reprodução/Portal Umami)

O pinhão é um alimento energético. Com altas concentrações de vitamina B, sais minerais, cálcio, fósforo e ferro, tem muitos benefícios para a saúde. A paçoca de pinhão já era um alimento consumido por algumas populações indígenas que viviam na Região.

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, cubra os pinhões com água e cozinhe em fogo médio. Conte 25 minutos a partir do momento em que a panela pegar pressão. Em seguida, desligue o fogo e espere sair todo o vapor. Descasque os pinhões e os triture em um liquidificador ou processador de alimentos. Faça o mesmo com a calabresa.

Em seguida, corte a cebola, o bacon e o pimentão, todos em cubos. Frite o bacon em fogo médio até dourar. Junte a carne de gado e adicione a carne suína pouco a pouco, e depois a calabresa. Quando estiverem cozidas, adicione o pinhão, cebola e pimentão.

Junte o bacon, mexa por alguns minutos, adicione a cebolinha e a salsinha. Pode servir acompanhado de fatias de pão, ou compor uma refeição, com arroz, feijão e complementos.

Pinhão na chapa

Pinhão na chapa (Foto: Reprodução/Pixabay)

Um dos modos de preparo mais comuns é, também, o mais simples. Coloque o pinhão sobre a chapa de um fogão a lenha, aproveite o calor das chamas para se desconectar, conversar com amigos, descasque a semente, e coma.

Se você não tiver um fogão a lenha, não tem problema! Você pode colocar os pinhões em uma frigideira e cozinhá-los no fogão a gás por aproximadamente 30 minutos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.