O Lab:Lab, sediado em Curitiba, é o único laboratório do Brasil que revela todos os formatos e tipos de filmes fotográficos: colorido negativo, preto e branco negativo, filmes de cinema e cromos diapositivos. Assim, desenvolvem processos próprios de revelação, LL-4 para cromos e LN-2 para filmes de cinema, além de venderem diversos tipos exclusivos de filmes rebobinados e acessórios para fotografia analógica.
Conforme Vitor Lopes, um dos proprietários, sobre os filmes de cinema comercializados, são feitos extensos testes. “Para chegarmos na melhor sensibilidade para se usar o filme”. Para revelação, há ainda a modalidade Registrado Urgente (Carta Registrada), que é designada para o envio de mídias, como CD, DVD, VHS, fitas K7, pen drives, entre outros. “No site dos Correios existe uma lista do que pode e não pode, mas apesar de não ter filme na lista, você pode argumentar que ele se encaixa em similares, presente na lista”.
COMO FUNCIONA
O prazo de revelação se baseia no fluxo de filmes no momento. A capacidade de digitalização por dia útil é de 35 filmes, enquanto de revelação pode ultrapassar esta quantidade, podendo ocasionar num acumulo de filmes já revelados na fila da digitalização. “Assim que recebemos seus filmes, etiquetamos e catalogamos, entrando na fila de processamento e, posteriormente, digitalização. Quando retiramos vários pacotes, verificamos a data de envio de cada um e catalogamos nesta ordem, para que os filmes tenham ordem”.
O prazo mínimo para revelação e digitalização é de dois dias úteis e em situações normais, não costuma passar de cinco. Assim, a média em tempos de fluxo normal ocorre em três a quatro dias úteis, mas repassam o prazo quando recebem os filmes.
O MUNDO ANALÓGICO
A câmera analógica captura a imagem por meio de um filme fotográfico. A imagem fica armazenada no filme, em negativo, e só poderá ser vista depois que o filme for revelado, o que faz parte da magia dela. Além disso, com uma câmera analógica você tem acesso a uma quantidade enorme de “sensores” diferentes com diferentes renderizações de cores. Em outras palavras, você pode usar um filme hoje e outro filme de outra marca no outro dia. Cada um funciona como um sensor com características diferentes.
Siga no Instagram
Leia outras notícias no Portal RSN.