22/08/2023



Revelando os filmes de fotos analógicas (35mm e 120) no Paraná

A câmera analógica captura a imagem por meio de um filme fotográfico. A imagem fica armazenada no filme em negativo e toda a magia ocorre

140666440_101022268627579_5400809582752280190_n

Foto analógica revelada pelo Lab:Lab (Foto: Victor H. Saldanha)

O Lab:Lab, sediado em Curitiba, é o único laboratório do Brasil que revela todos os formatos e tipos de filmes fotográficos: colorido negativo, preto e branco negativo, filmes de cinema e cromos diapositivos. Assim, desenvolvem processos próprios de revelação, LL-4 para cromos e LN-2 para filmes de cinema, além de venderem diversos tipos exclusivos de filmes rebobinados e acessórios para fotografia analógica.

Conforme Vitor Lopes, um dos proprietários, sobre os filmes de cinema comercializados, são feitos extensos testes. “Para chegarmos na melhor sensibilidade para se usar o filme”. Para revelação, há ainda a modalidade Registrado Urgente (Carta Registrada), que é designada para o envio de mídias, como CD, DVD, VHS, fitas K7, pen drives, entre outros. “No site dos Correios existe uma lista do que pode e não pode, mas apesar de não ter filme na lista, você pode argumentar que ele se encaixa em similares, presente na lista”.

COMO FUNCIONA

O prazo de revelação se baseia no fluxo de filmes no momento. A capacidade de digitalização por dia útil é de 35 filmes, enquanto de revelação pode ultrapassar esta quantidade, podendo ocasionar num acumulo de filmes já revelados na fila da digitalização. “Assim que recebemos seus filmes, etiquetamos e catalogamos, entrando na fila de processamento e, posteriormente, digitalização. Quando retiramos vários pacotes, verificamos a data de envio de cada um e catalogamos nesta ordem, para que os filmes tenham ordem”.

O prazo mínimo para revelação e digitalização é de dois dias úteis e em situações normais, não costuma passar de cinco. Assim, a média em tempos de fluxo normal ocorre em três a quatro dias úteis, mas repassam o prazo quando recebem os filmes.

O MUNDO ANALÓGICO

A câmera analógica captura a imagem por meio de um filme fotográfico. A imagem fica armazenada no filme, em negativo, e só poderá ser vista depois que o filme for revelado, o que faz parte da magia dela. Além disso, com uma câmera analógica você tem acesso a uma quantidade enorme de “sensores” diferentes com diferentes renderizações de cores. Em outras palavras, você pode usar um filme hoje e outro filme de outra marca no outro dia. Cada um funciona como um sensor com características diferentes.

Siga no Instagram

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo