22/08/2023

Saiba dicas para cuidar das plantas durante o Outono

Simone Fernandes alerta que é importante aproveitar as folhas que caem para fazer um mulching, ou seja, cobertura da terra com folhas secas

a14cda298b1715997a7031ab6ddf913f

Cuidado com plantas (Foto: Reprodução/Pixabay)

O clima brasileiro é um grande amigo das plantas, o que faz com que os moradores do país tenham se acostumado com folhas verdes e bonitas o ano todo. O que faz com que muitas pessoas não entendam o comportamento delas nas diferentes estações. Assim, surgindo as diferentes dúvidas: será que ela parou de crescer ou secou? Ela está perdendo as folhas? O que fazer?

Muitos desses fenômenos acontecem no outono, quando as plantas ficam adormecidas em preparação para o inverno. Por meio desse processo, elas economizam energia para que possam florescer e dar frutos quando o clima começa a esquentar, geralmente no final do inverno. 

Conforme a bióloga Simone Fernandes, as plantas que perdem as folhas no outono são chamadas de caducifólias. “É como se elas ficassem em estado vegetativo até o fim do inverno, deixando de crescer.  São poucas as espécies que florescem no outono”.

Desse modo, as dicas dela podem te ajudar a cuidar das plantas para garantir que terminem a estação saudáveis. “Limpe seu jardim, mas evite a poda excessiva. Remova galhos secos e folhas e flores mortas. Isso torna suas plantas mais saudáveis ​​e permite que mais luz entre. Reduza a frequência de rega. Nessa época do ano a evaporação é mais lenta”.

Além disso, Simone alerta que é importante aproveitar as folhas que caem para fazer um mulching (cobertura da terra com folhas secas). “Por fim, fazer uma adubação natural usando o húmus de minhoca”.

E aí, o que achou? Coloca as dicas em prática  e conta para a REDE+.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.