O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados, presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, teve avaliação corporativa elevada pela Moody’s Local. A instituição conquistou o ranking mais alto da agência, passando de AA+ para AAA. Isso comprova que o Sicredi tem um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados avaliados pela agência de classificação de risco.
Conforme Alexandre Barbosa, Diretor Executivo de Administração a cooperativa tem muito orgulho de dizer que o Sicredi é um sistema robusto e seguro construidos ao longos dos 120 anos da nossa história. A elevação do rating da Moody’s é mais uma prova da capacidade que o modelo do cooperativismo de crédito tem de fomentar a atividade econômica onde atua de forma sustentável.
De acordo com a avaliação, a elevação reflete o sólido crescimento do Sicredi e aumento da diversificação das operações nos últimos anos. A instituição apresenta um baixo risco de ativos, devido a inadimplência abaixo do mercado na carteira de crédito e rentabilidade sólida. Além disso, o rápido crescimento do Sicredi, apoiado pelo crescimento das captações das letras de crédito do agronegócio (LCA) e pelo grande volume de depósitos dos associados, dobrou de tamanho em sete anos, alcançando mais de 6 milhões de pessoas.
MOOD’S LOCAL
Por ser um sistema composto por mais de 100 cooperativas, o perfil de crédito do Sicredi foi avaliado por meio das demonstrações financeiras combinadas, devido à integração do Banco Cooperativo Sicredi às cooperativas, políticas padronizadas de crédito, liquidez e capital. As cooperativas são responsáveis pelo relacionamento direto com os associados, originação de crédito, definição de taxas e garantias, mas as demais estruturas do sistema auxiliam na gestão das carteiras de crédito ao adotar políticas únicas apetite a risco padrão.
Segundo a Moody’s, a expectativa é que o Sicredi preserve as métricas historicamente estáveis e resilientes.“Nossa atuação é baseada em uma responsabilidade muito grande com os recursos de nossos associados. Promovemos o que chamamos de ciclo virtuoso, no qual os recursos captados geram capacidade de financiamento dentro da área de atuação de cada cooperativa”.
Leia outras notícias no Portal RSN.