22/08/2023



Sites para trocar trabalho por hospedagem durante as viagens

A prática de troca de trabalho por hospedagem proporciona que pessoas trabalhem em troca de acomodação e alimentação gratuitas

notepad-1130743_1280

 O work exchange tem provado promover troca de experiências, imersão na cultura local e prática do slow travel (Foto: Reprodução/Pixabay)

Chamado de Work Exchange, a prática de troca de trabalho por hospedagem proporciona que pessoas e viajantes ofereçam tempo, força de trabalho e habilidades em troca de acomodação e alimentação gratuitas. O work exchange tem provado promover troca de experiências, imersão na cultura local e prática do slow travel, que é a ideia de viajar sem pressa, aproveitando com mais consciência o destino.

No Work Exchange o tempo de permanência e as horas trabalhadas são combinados sempre com o anfitrião que vai receber o viajante. Por isso, sempre é bom estar atento ao lugar que oferece essas oportunidades. Vale lembrar que no caso do Work Exchange feito por meio de uma empresa ou plataforma, normalmente o voluntário precisa pagar uma taxa de adesão ou apoio ao projeto.

Listamos sites r4esponsáveis que conectam viajantes a acomodações e projetos onde é possível trocar trabalho por hospedagem. Confira:

WORLDPACKERS

A proposta do Worldpackers é criar uma comunidade baseada na colaboração e em trocas de experiências. A plataforma conecta viajantes dispostos a trocar trabalho e voluntariado por hospedagem em ecovilas, projetos sociais, hostels, famílias, iniciativas de permacultura, escolas e centros holísticos.

O Worldpackers é um incentivo para quem pretende tirar um ano sabático ou até começar a jornada como nômade digital. Para ter acesso às oportunidades e vagas, é preciso assinar uma das opções de planos anuais. Depois de se candidatar, a maioria dos voluntariados não requer mais nenhum gasto, exceto com passagens e algumas refeições.

WWOOF

O site é voltado exclusivamente para quem busca experiências ecológicas e vivências em fazendas, com permacultura e plantações orgânicas. O WWOOF trata-se de um movimento mundial que conecta voluntários e viajantes a agricultores e produtores orgânicos para promover experiências culturais e educacionais baseadas na troca não monetária.

COLLABTOUR

Especializada em turismo voluntário e intercâmbios de baixo custo e impacto social, a CollabTour oferece experiências em comunidades, projetos sociais, culturais e ambientais no Brasil e no mundo. Dependendo do projeto ou anfitrião, o voluntariado inclui, além da hospedagem, refeições e horas de folga semanais. O grande foco, porém, é a oportunidade de imersão em outras realidades e culturas e o desenvolvimento de novas habilidades.

WORKAWAY

O site WorkAway oferece mais de 32 mil oportunidades de trabalho, voluntariado e intercâmbio cultural em 170 países. Basta se cadastrar no site, criar um perfil e buscar as ofertas com os destinos e habilidades que combinam com você.

HELPSTAY

O HelpStay está baseado na Irlanda, mas também oferece oportunidades para trocar trabalho por hospedagem no mundo todo. Vários projetos são gratuitos, não cobram nenhuma taxa e, quando cobram, elas são pagas diretamente no lugar, apoiando diretamente a economia local.

HIPPOHELP

No HippoHelp não há custo de adesão, nem para voluntários, nem para anfitriões. O único custo do voluntário será se deslocar até o projeto. A possível desvantagem é que você não tem a segurança e garantia de acompanhamento da plataforma.

(*Com informações viajarverde.com)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo