*Reportagem com vídeos
Ele é compositor, músico e ator premiado. Aliás, prêmio é o que não falta para o guarapuavano Thiago Juraski, que já ganhou muitos outros também nas artes cênicas. Mas onde ele busca a inspiração, principalmente, para as composições, muitas das quais merecedoras de troféus em festivais pelo Brasil afora? Se para muitos compositores as ideias surgem na ‘sofrência’ de um amor perdido, numa traição, a musa de Thiago tem um nome, sim. É a aventura, as pessoas que conhecem pelo caminho, ou uma simples frase ‘pichada’ num muro, que ele lê numa cidade de um Estado qualquer.
E foi para um novo processo criativo que o músico deixou Guarapuava na madrugada dessa quinta (2). Mochila nas costas, o inseparável violão, uma barraca e a bike. Thiago viaja quilômetros e quilômetros pedalando. Segue sozinho, encontra companhia, faz amigos. “A gente dorme em postos. Conhece algumas pessoas que me levam pra dormir na casa delas. Também acampo”.
Conforme Thiago o projeto ‘Encantos por aí’, busca histórias e experiências que se transformam em músicas. “Eu já fiz oito estados, mas quero fazer todos os estados brasileiros. Nesta edição vou ao Espírito Santo e subo até a Bahia”. O resultado da viagem vai ser mais um álbum acústico. ‘Rota do Nordeste’ se junta ao ‘Na Vitrine’ que nasceu em 2022.
Nessa rota a primeira parada foi em São Paulo. Lá, entre as avenidas e ruas da cidade cosmopolita, ela visitou o Arquivo Histório de São Paulo e a Pinoteca. Da ‘terra da garoa’ ele seguiu adiante. Tipo assim ‘sem lenço nem documento’ Thiago está pedalando livre, cabelos ao vento. E o melhor de tudo isso é que ele está compartilhando a aventura com a Rede+. Produzindo vídeos diários que são encaminhados na primeira parada onde há sinal de internet, ela vai fazendo um diário de bordo. Você pode ‘viajar’ junto com ele, acompanhando o quadro ‘Mochilando’ na Rede+. *Veja o vídeo abaixo:
Leia outras notícias no Portal RSN.