22/08/2023

Tinta, agulha e a arte de tatuar de Rafael Andrekowicz

O artista une criatividade, versatilidade e paixão em tattoo. Para agendar um horário é possível entrar em contato pelo WhatsApp (42) 9 9995-5003

Rafael (Foto: Reprodução/Instagram)

Arte, estética, personalidade, marcas de etapas da vida, as tatuagens têm muitos significados. E, Rafael Andrekowicz mergulhou no mundo das tatuagens desde cedo, inspirado pelas subculturas do skate, do punk e pelas influências de bandas. “Sempre curti tattoo, desde criança, fui muito influenciado por bandas, o movimento do skate e o punk. Então cresci querendo ter tatuagens, muitas”.

O início dessa história em não foi isento de desafios. Aos 18 anos, enfrentou a resistência dos familiares, que não apoiavam a decisão devido ao preconceito da época. Apesar disso, com o primeiro salário, fez a primeira tatuagem, lançando as bases de uma carreira que viria a se tornar uma paixão. Formado em publicidade, Rafael trabalhou como designer e encontrou um tatuador que o incentivou a mergulhar fundo no sonho.

(Foto: Reprodução/Instagram)

A formação em design e a habilidade natural para o desenho facilitaram a transição de carreira. “Como eu já desenhava e ainda tinha conhecimento na área de design, tive muita facilidade em aprender a tatuar, foi só dominar a parte técnica na pele”. Após os primeiros passos, Rafael tomou a decisão de abandonar a profissão anterior para se dedicar exclusivamente para essa arte.

ESTILOS

Inicialmente atraído pelo blackwork e estilos mais sombrios, com o tempo, descobriu o que mais gosta: entregar trabalhos incríveis aos clientes, independentemente da técnica. “Entendi que gostava mesmo era de tatuar e de entregar um trampo bonito pros meus clientes, fosse uma tattoo delicada, ou um blackout”. No universo da tattoo, Rafael admira uma gama diversificada de profissionais, desde amigos da cidade até artistas renomados mundialmente.

O destaque é para a necessidade de flexibilidade em um lugar como Guarapuava, onde é essencial dominar diversos estilos para atender à demanda. “Meio que já tatuei de tudo, aqui tem que ser meio flexível e dominar a maior parte de estilos possíveis, claro, fazendo um bom trabalho”. As preferências mais recentes incluem inovações como o Cyberpunk, combinando técnicas do blackwork e explorando a utilização de cores para adicionar profundidade aos trabalhos.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Além disso, a criatividade é alimentada por referências de jogos, animes, artbooks e concept arts. O que é fundamental no processo criativo para a construção dos desenhos. Para agendar um horário é possível entrar em contato pelo WhatsApp (42) 9 9995-5003 ou pelo Instagram.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.