Nos últimos tempos temos acompanhado a febre dos alongamentos de unha. A tendência chama atenção pelos tamanhos e formatos diferenciados, e também pelas cores e pedrarias que os designes apresentam. Porém este acessório faz parte de um movimento de autoafirmação, de rebeldia e identidade que começou entre as mulheres negras.
Por muito tempo as unhas postiças ou em extensão de acrílico eram vistas como bregas e pouco práticas. Mas há indícios de que elas existem desde a China Antiga, sendo usadas somente pela elite. Acredita-se ainda que as mulheres no Egito Antigo usavam extensões de unhas feitas de osso e marfim.
Já na atualidade, as nail art foram parar até mesmo no Museum of Modern Art em Nova York, ganharam o gosto popular e atingiram públicos de várias idades e cores. No entanto, para ostentar unhas com ou sem alongamento alguns cuidados são importantes. Isso porque elas dizem muito sobre a saúde da pessoa. Por exemplo, unhas fracas e quebradiças são sinal de que faltam nutrientes.
CUIDADOS
Por isso, além de ir na manicure regularmente alguns cuidados diários podem ser implementados na rotina para que elas cresçam mais fortes e bonitas. Desse modo, uma alimentação que forneça as vitaminas A, B e E, os minerais cálcio e ferro e também a biotina são fundamentais. Fazem parte da lista, alimentos como a aveia, o grão de bico, a soja, feijão, peixes, e vegetais de folha verde.
Também é importante não roer as unhas pois provoca um trauma na estrutura delas. Além disso, entre uma manutenção e outra o indicado é que as unhas fiquem sem esmalte por dois dias para que elas respirem nesse período e você possa fazer uma hidratação nelas e nas cutículas.
Outro cuidado que deve ser tomado é não retirar a cutícula profundamente, pois ela é uma barreira natural aos agentes externos que causam infecções. Para quem sofre de algum problema, existem tratamentos especializados para a saúde das unhas. Um deles, conta a esteticista especialista em dermatofuncional e graduanda em Biomedicina Cleuza Meira, é o com laser de baixa potência.
Ele é indicado para quem tem onicomicose (micose) das unhas. Ele é feito uma vez por semana ou a cada 15 dias, entre seis e 10 sessões. “O laser é capaz de matar os fungos e acelerar o crescimento das unhas. Também é indicado para psiorise das unhas. O tratamento é indolor e apresenta excelentes resultados”.
Assim sendo, mesmo que você tenha uma rotina corrida, esses simples cuidados vão garantir que elas cresçam bonitas e bem cuidadas.
(*Com informações Brasamag.com)
Leia outras notícias no Portal RSN.