Da Redação, com CNN
Ao menos dez pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um tiroteio nesta quinta-feira (01) na universidade Umpqua University College do Oregon (noroeste dos Estados Unidos). O incidente ocorreu no campus da faculdade, em Roseburg, cidade de cerca de 21 mil habitantes cerca de 300 km ao sul de Portland.
A rede americana de TV CNN informa que, segundo o porta-voz da polícia estadual, Bill Fugate, o suspeito foi detido e a situação está controlada. O número de mortos, porém, pode aumentar. “Achamos feridos em várias salas de aula”, disse uma fonte à CNN. A identidade do atirador e a motivação do crime ainda não foi divulgada.
Segundo o jornal “Portland Oregonian”, a polícia recebeu um chamado cerca de 10h40 no horário local (14h40 em Brasília) relatando a presença de um atirador. Não está claro quanto tempo o ataque demorou. A Umpqua possui cerca de 3.000 alunos regulares.
Legislação
O Oregon é um dos estados americanos que permitem a entrada com armas de fogo no campus das universidades públicas. A lei permite que cada instituição restrinja armas somente dentro dos edifícios, alojamentos, centros de eventos e salas de aula. A regra não vale para universidades privadas, que ainda têm o direito de proibir as armas em todo o seu espaço.