Lizi Dalenogari, da Redação
A pequena Manuela Rocha Cavalheri, de apenas 3 anos, com a boneca Nina nos braços, foi quem depositou na urna o voto da mamãe Andréia Rocha, acompanhada da vovó Nadia Rocha Chiquito. Elas exerceram o direito ao voto que elegeu os 10 novos conselheiros tutelares de Guarapuava neste domingo (04).
A eleição para o Conselho Tutelar ocorreu em todo o país e levou exatos 4.394 guarapuavanos às urnas. A primeira eleição unificada foi aberta à população e cada eleitor pode escolher apenas um candidato. Em Guarapuava foram ofertadas 10 vagas para dois pólos no município e 22 candidatos entraram na disputa.
“Foi importante a participação da comunidade neste processo para a escolha dos nossos futuros conselheiros. Eles serão os responsáveis por atender toda a nossa comunidade e qualquer denúncia feita por meio dos telefones 100 e 181, sejam ocorrências por evasão escolar ou alguma situação de violência envolvendo nossas crianças e adolescentes”, explica Verônica Stemmer, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Comdica.
Renata Vitória Hlatiki Santos, de 6 anos fez questão de acompanhar o pai Reinaldo dos Santos e a mãe Sandra de Fátima. “Ela sempre quer vir com a gente votar e achamos importante que ela participe. Temos esperança que a geração dela vote mais consciente do que a nossa”, diz Sandra.
Juntamente com a equipe do Comdica, uma Comissão Especial Temporária para a eleição do Conselho Tutelar foi criada para auxiliar no processo. Em Guarapuava 13 locais de votação para a eleição foram disponibilizadas para a comunidade.
Ana Claudia Campos foi a candidata mais votada com 449 votos
Confira os titulares eleitos (novos conselheiros):
Ana Claudia Campos – com 449 votos;
Paulo Lima – com 403 votos;
Viviane Maria Padilha – com 377;
Francielly Rocha Rodovanski – com 321 votos;
Thaysa Aparecida Acordi Kuster – com 285 votos;
Tânia Godoi Ferreira – com 246 votos;
Rosane Nowak de Mello – com 222 votos;
Irene Ramos R. dos Santos – com 200 votos;
João Helio Baltazar – com 196 votos;
Éderson de Jesus Santos – com 189 votos.
Suplentes:
Lauro do Correio – com 182 votos;
Maria Salete Brusczmiski – com 158 votos;
Maria Aparecida Turkiewicz – com 154 votos;
Jeferson Luiz Alexandre – com 153 votos;
Terezinha de Jesus Maciel – com 152 votos;
Carina Silva – com 143 votos;
Isabel M. Pereira da Cruz – com 131 votos;
Edilson Gasparello – com 115 votos;
Ana Paula Bilek – com 81 votos;
Karla Eliane Zaluski – com 73 votos.