22/08/2023
Geral

Encontro de Desbravadores reúne 18 mil pessoas

Da Redação, com assessoria

Santa Helena – Em menos de um mês, a população de Santa Helena irá quase dobrar de tamanho. O município de 23.425 habitantes receberá 18 mil pessoas — um número maior do que o de moradores de 75% das cidades paranaenses. O balneário de Santa Helena será o ponto de encontro de adolescentes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até do Paraguai. Nos dias 8 a 12 de outubro, eles irão participar de um evento chamado Campori. Trata-se de um acampamento que reúne os desbravadores: meninos e meninas de 10 a 15 anos que desenvolvem atividades em meio à natureza, ações sociais e civismo.

Estrutura

Para receber a multidão, a área de acampamento e cozinhas tem 25 Km² e começou a ser planejada em janeiro, com a execução iniciada em junho por uma equipe de dez homens. Metade desse espaço teve que ser limpo e podado, com a retirada de 70 caminhões de galhos. A estrutura construída conta com 600 chuveiros, 500 torneiras para lavação de louças, 40 contêineres com sanitários, 80 banheiros químicos, iluminação com 160 refletores de LED e 20 caixas para a reserva de 400 mil litros de água. No total, cerca de duas mil pessoas trabalharão nos bastidores até o evento. 

Benefícios à comunidade

Com essa estrutura, os desbravadores passarão quatro dias repletos de atividades, como provas em equipes, passeios turísticos, apresentações teatrais e momentos para fazerem novas amizades. Além disso, os adolescentes irão levar à comunidade de Santa Helena uma feira de saúde, materiais de conscientização contra a violência e a distribuição de alimentos e brinquedos.

Será a terceira vez que Santa Helena receberá os desbravadores. Em 2005, foram 20 mil acampantes de toda a América do Sul. Já em 2010, o evento restrito à região Sul do Brasil, teve 10 mil participantes.

Quem somos

Os desbravadores estão presentes em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de 2 milhões de participantes,sendo 160 mil no Brasil. São meninos e meninas de diferentes classes sociais, raças e religiões. Realizam atividades junto à natureza, como acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Combatem o uso do fumo, álcool e drogas, procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam socorro em calamidades e participam de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes.

O quê: Campori de Desbravadores

Quando: 8 a 12 de outubro

Onde: Balneário de Santa Helena

Contatos:

Carolina Perez – (44) 9836-1161/ (44) 9852-5993

Gustavo Cidral – (41) 9946-4131 

Juliana Muniz – (45) 9962-5510 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.