Da Redação
A ansiedade toma conta dos vestibulandos nos próximos dias, pois se aproxima cada vez mais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas acontecem neste final de semana (24 e 25 de outubro). No primeiro dia, serão avaliados os conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, chega a hora de resolver as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e Redação.
O Enem é a porta de entrada para diversas universidades públicas e privadas do país, portanto nada de deixar escorrer pelos dedos toda a dedicação de anos de estudo. Fique atento aos horários: os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). O exame terá início às 13h30. Além de chegar na hora, vá preparado! Confira o que deve e o que não pode ser levado para o Enem.
Documentação
São aceitos a carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitida após 27 de janeiro de 1997, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006, e identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade.
Alimentação
Como as provas são longas, é recomendável levar lanche. Dê preferência a alimentos leves e práticos, que não façam lambança e tirem seu foco da prova. E não se esqueça de uma garrafa d’água (o rótulo deve ser retirado). Além disso, a recomendação dos monitores é de que os lanches industrializados sejam retirados das embalagens e colocados em recipientes de plástico transparente.
Caneta
Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Não serão aceitos
Certidões de nascimento e casamento, título eleitoral, carteira nacional de habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás funcionais de natureza privada, documentos danificados e cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas. Em caso de perda, extravio, furto ou roubo, apresente o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias do primeiro dia do exame.
Dispositivos Eletrônicos
O candidato não pode portar qualquer dispositivo eletrônico durante a prova, tais como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, tablets, iPods e demais aparelhos de som, pen-drives, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie, gravadores ou câmeras. Caso o participante tenha levado um desses itens (normalmente o celular), ele deve colocá-lo, desligado, em uma embalagem porta-objetos que será entregue antes do início do exame. Ela deve ser lacrada, identificada e colocada embaixo da mesa.
Vestimenta
Não é permitido o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros ou similares.
Materiais
Não são permitidos lápis, borracha, caneta de material não transparente, livros, manuais, folhas impressas em geral e anotações. Há espaço para rascunho nas provas e uma folha específica para isso no caso da redação.
Não é obrigatório portar o Cartão de Confirmação, porém é recomendável tê-lo em mãos para verificar informações sobre o local das provas. O pode ser acessado no site enem.inep.gov.br/ participante.