Cristina Esteche
Guarapuava – Um encontro inédito vai reunir num mesmo local adolescentes e jovens pertencentes às gangues do bairro Industrial Xarquinho. O elo entre as gangues rivais, entre as quais Os Firmeza e Os Bira e uma terceira, será a dança, a música e o testemunho de vida de cada um dos envolvidos, a partir do trabalho que será realizado pela companhia italiana Gen Rosso International Performing Arts. O espetáculo "Fortes sem violência" traduz o trabalho que será feito.
Com turnê viabilizada pelo Focolares, um movimento laico de inspiração cristã-católica fundado em 1943, em Trento, Itália, por Chiara Lubich, a companhia está no Brasil desde setembro. Em Guarapuava, os 19 integrantes chegam no domingo (25), mas a acolhida da comunidade do Xarquinho será às 19 horas do dia 26, em frente a Igreja São José Operário. Haverá show com bandas locais.
É nessa comunidade que os músicos vão trabalhar, entre terça (27) e sexta (30), com 220 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o capitão Paulino Francisco Lorenzo Junior, assessor de imprensa do 26o GAC, que apoia o projeto, o público, que envolve também lideranças comunitárias e jovens da Colônia Vitória e da Palmeirinha, participam de workshop, com noções de música, dança, cenografia, ministrados pelo Gen Rosso. “Esses músicos tem uma história de vida semelhante a dos jovens com quem vão trabalhar. Muitos venceram o vício das drogas. Isso será trabalhado no workshop”. Segundo o Capitão Lorenzo, a banda está no Brasil trazida pela Fazenda Esperança, projeto do Focolares que trabalha na recuperação de drogadidos.
Focado no propósito de servir como exemplo para o público alvo, a Gen Rosso apresenta o espetáculo Fortes sem violência, que une a banda italiana e o musical Streetlight. De sua própria autoria, propõe também um caminho espiritual de comunhão, no sentido literal da palavra. Os jovens que participam do workshop sobem ao palco. “São eles que fazem o show”. De acordo com o capitão Lorenzo, duas apresentações acontecerão no Ginásio Municipal de Esportes Joaquim Prestes, o Joaquinzão. No dia 30 de outubro, às 20 horas, a apresentação será para alunos dos colégios estaduais e das oitavas e nonas séries do ensino fundamental de Guarapuava. No dia 31, também às 20 horas, o espetáculo sera reapresentado. “Serão distribuídos 1,7 mil convites para cada noite, gratuitamente”. O local da distribuição não foi divulgado.
O evento tem o apoio também do Clube Soroptmista, Polícia Civil, 26o GAC e Recanto do Jair.