22/08/2023
Geral

Obra coordenada por Clèmerson Merlin Clève e Alexandre Freire é finalista

imagem-101509

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – A obra "Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional", coordenada pelo constitucionalista Clèmerson Merlin Clève e pelo professor Alexandre Freire, é finalista do 57º Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário no Brasil. O anúncio foi feito ontem (22) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).  Ao todo foram 2.573 inscritos em 27 categorias, 14,87% a mais que em 2014. 

"Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional" reúne artigos de prestigiados juristas com o propósito de avaliar como os direitos fundamentais vêm sendo satisfeitos e, principalmente, a contribuição do Supremo Tribunal Federal a essas conquistas. O objetivo dos coordenadores é colaborar com o aprimoramento da efetivação dos direitos e da atuação da jurisdição constitucional na democracia brasileira.  Segundo prefácio escrito pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), o conteúdo é abrangente e enriquecedor, tornando-se leitura obrigatória para todos que pretendem não só conhecer, mas avaliar criticamente as realizações, até aqui verificadas, no campo dos direitos e liberdades constitucionais.

A próxima etapa do Prêmio Jabuti acontece no dia 19 de novembro, quando serão anunciados os três finalistas de cada categoria.  A cerimônia de premiação está marcada para o dia 3 de dezembro, quando serão anunciados os grandes vencedores.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.