Da Redação
Pinhão faz parte da Campanha Mundial de Redução do Risco de Desastres “Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando”, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), pois demonstra que é dotado de compromisso em torno de práticas de desenvolvimento sustentável, diminuindo as vulnerabilidades e propiciando bem estar e segurança aos cidadãos “Participar de uma campanha como essa contribui ainda mais com nosso trabalho no município. Nossa atual administração municipal, órgãos de segurança e entidades, mantemos juntos uma atuação coordenada para prestar atendimento eficiente e rápido em caso tempestades e granizos, por exemplo”, afirma o prefeito Dirceu de Oliveira.
O recebimento do certificado comprova que Pinhão possui um plano de ação, no qual estão incluídos aspectos essenciais para a resiliência da cidade. De acordo com o diretor de Operações do COMDEC, em Pinhão, secretário de Administração, Orlei Diogo, o município cumpriu os critérios estabelecidos pela ONU para participar da campanha, como desenvolver o Plano Anual de Contingência e criar a coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, entre outras ações contínuas.
Saiba mais
Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Ser uma cidade resiliente requer uma união de esforços entre governos locais e a sociedade civil.