Um trabalho realizado pelos alunos do Colégio Estadual Santo Antonio, de Pinhão, tem como foco retratar os problemas ambientais sofridos pela cidade através de fotografias. O resultado do projeto pode ser conferido na exposição de trabalhos científicos do Fera/Com Ciência, etapa Guarapuava, que acontece no Colégio Ana Vanda Bassara.
Ao todo, 20 alunos participaram do projeto, coordenado pela professora da disciplina de História, Roseane Mezurechen. As atividades fazem parte do programa Viva a Escola. Devido ao fato de a professora trabalhar o tema mídia junto aos alunos, a fotografia foi escolhida como forma de representar a degradação ambiental. O trabalho completo levou em conta a pesquisa de campo, o processo de fotografar as paisagens e a análise do material obtido.
Os alunos ficaram chocados ao perceberem a sujeira. Agora, eles pedem para expor o trabalho em outros lugares para que as pessoas tomem consciência da situação em que se encontra o meio ambiente no município, afirma Roseane, destacando como principal problema o acúmulo de lixo nos terrenos baldios da cidade.
Os alunos também aprovaram a experiência. Esse trabalho foi ótimo, porque assim descobrimos os problemas criados pela degradação ambiental. O lugar era para ser de preservação, por isso é importante essa denúncia através das fotos, comenta a estudante Alcieli de Oliveira, integrante do projeto.
As imagens estão em exposição no período da tarde e podem ser vistas até sexta-feira, último dia da etapa guarapuavana do Fera/Com Ciência deste ano.