22/08/2023
Geral

MST possui centro de formação em Rio Bonito do Iguaçu

imagem-101903

Da Redação

Rio Bonito do Iguaçu –  A Polícia Militar acompanhou a movimentação de um dos três acampamentos de famílias sem terra,  que ocupam áreas da empresa Araupel. Na área acompanhada pela PM, na noite de ontem, existe um centro de formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). 

Na área de acesso à Comunidade de Arapongas, às margens da BR 158, no interior do município, 100 famílias estão acampadas. Nesse local, a equipe policial, conversou o líder do acampamento quando foi informada que há bloqueios nas estradas rurais que levam a área de reflorestamento da empresa.  Durante a conversa, os policiais ouviram barulhos e gritos na mata, o que parecia ser uma tropa fazendo “ordem unida”.  O líder do MST informou que nesse local está sediado um centro de formação onde, diariamente, os militantes recebem instruções, palestras e treinamentos para que se mantenham no propósito do movimento. De acordo com o líder do MST, cujo nome não foi divulgado pela polícia, professores universitários e instrutores de outros municípios participam do treinamento. Há também videoconferências.

Segundo a PM, os outros dois acampamento do MST estão no antigo alojamento da Araupel, com 300 famílias e outro em Quedas do Iguaçu, sendo necessário atravessar o Rio das Cobras.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.