22/08/2023
Geral

Guarapuava sediará I Congresso Regional de Políticas sobre Drogas

imagem-101930

Lizi Dalegonari

Guarapuava – Considerando que há emergência para o fortalecimento das políticas públicas sobre drogas em todo o Estado e que a efetividade destas políticas somente se estabelece no caráter interinstitucional e de forma sistêmica e articulada entre os três setores da sociedade, Guarapuava sediará em 2016 o I Congresso Regional de Políticas sobre Drogas do Paraná.

A realização do evento foi definida durante reunião entre a coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas do Estado do Paraná, Rosane Ferrante Neunam, no gabinete da deputada estadual Cristina Silvestri durante esta semana. “O evento visa contribuir para o planejamento, a gestão e a avaliação de dados e informações dos mecanismos de prevenção, redução de danos, tratamento e demais eixos constitutivos das diretrizes do Governo Federal e das diretrizes internacionais para as políticas sobre drogas”, explica  Giovani Caetano Jaskulski, assessor da deputada e que hoje auxilia o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas em Guarapuava

Giovani Caetano Jaskulski, Cristina Silvestri e a coordenadora de Políticas Públicas do Estado do Paraná, Rosane Ferrante Neunam

Guarapuava foi escolhida a realizar o I Congresso Regional de Políticas sobre Drogas do Paraná, que é uma iniciativa do Governo do Estado, por ser uma cidade reconhecida pela CNM (Confederação Nacional Municipalista), através do site Observatório do Crack, por ter criado um Departamento de Políticas Publicas sobre Drogas na Secretaria de Assistência Social quando a deputada Cristina Silvestri ainda era secretária. “Guarapuava terá uma sede do Comitê Regional de Políticas sobre Drogas, alinhada com o Estado. A deputada Cristina Silvestri reivindica fundos para que, juntamente com os Conselhos Municipais, comunidades terapêuticas e instituições afins, possam desenvolver ações continuadas e não fragmentadas, com um olhar especial a dependência química”, destaca Neuman.

As temáticas que serão abordadas durante o evento subsidiarão a reedição do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná e o estabelecimento de diretrizes para as Políticas Municipais correspondentes. Serão divulgadas as ações de segurança na área de redução de oferta e de demanda de drogas implementadas no Estado. Também serão planejadas ações interinstitucionais de prevenção ao uso de drogas, integrando as áreas da educação, saúde, serviço social, segurança e justiça.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.