22/08/2023

Violas Singulares no Sesc Guarapuava

imagem-101937

Guarapuava – O Sesc Guarapuava apresenta neste domingo (01) às 20h o espetáculo "Violas Singulares". É a 3a. etapa do Projeto Sonora Brasil que chega à cidade.

As violas singulares são aquelas que não foram difundidads além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.

O músico e professor Sidnei Duarte, mineiro de Uberaba, radicado em Cuiabá, representa o estado do Mato Grosso e apresenta a viola-de-cocho, instrumento em que é especialista tanto no sentido técnico quanto no teórico, sobre o qual desenvolveu importantes pesquisas acadêmicas.

Rodolfo Vidal apresenta a tradição da viola fandagueira ou caiçara, com a qual convive desde sua infância em Cananeia (SP), além de suas próprias criações musicais para o instrumento.

E completando o trio, Maurício Ribeiro, do povoado de Mumbuca, cidade de Mateiros (TO), apresenta a viola-de-buriti, instrumento pouco conhecido fora do estado de Tocantins que tem sonoridade e características físicas bastante peculiares. A primeira viola-de-buriti foi criada e projetada por seu avô, Antônio Biato.

 

A entrada para a apresentação "Violas Singulares" é gratuita e os convites devem ser retirados antecipadamente na recepção do Sesc Guarapuava.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo